segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Detecção de ki

Em Dragon Ball, o Ki pode ser definido simplesmente como a força, energia ou poder que cada um tem escondido dentro de seu corpo...
Mas se preferir uma definição de Ki em Dragon Ball mais simples ainda...


Com o uso do Ki, pode-se elevar a massa muscular, a força física, os sentidos, os reflexos, lançar bolas concentradas de pura energia e usá-las a bel prazer, voar e até detectar outro ser por emissão de Ki. 
SENTIDO (SENSE)
A forma mais comum de detectar Ki, existente em Dragon Ball. O 1º ser que foi mostrado na série, que apresentava essa habilidade foi o Goku. Pelo fato de desde pequeno ser treinado por seu avô adotivo Son Gohan e talvez pelo fato de pertencer a raça Saiyajin, Goku conseguia "sentir" as pessoas, desde que estas estivessem próximas a ele. Ele era capaz de sentir as pessoas por perto e também sabia se elas estavam se escondendo. Esse tipo de detecção de Ki é o mais arcaico e básico, porém, se treinado, seu alcance pode se estender de forma astronômica.

Com o passar da série, os personagens treinaram os seus sentidos e puderam detectar o Ki pelo planeta inteiro, sabendo até o quão forte este Ki era. Embora não fosse uma coisa exata, eles tinham apenas uma noção do nível de poder das pessoas. Eles também não podiam dizer de quem era determinado Ki. Nessa altura, os personagens podiam até saber se seu adversário estava a utilizar todo o seu potencial e também saber se o nível de Ki concentrado em determinadas técnicas era mortífero ou insignificante.

Continuando, os treinos se tornaram muito mais rigorosos, adversários poderosos surgiram e todos os personagens evoluíram absurdamente seu Ki. Devido a isso, sentir o Ki ficou ridiculamente fácil. Agora eles tinham uma noção de quem era o dono do Ki que eles sentiam, ainda mais se o Ki fosse familiar. A saga de Freeza, no planeta Nameck (DBZ) é o melhor exemplo de onde o uso do sense foi constante. Por exemplo, quando Goku tenta achar Kurilin e Gohan, logo que chegou em Nameck, ele detectou seus Kis e descobriu que estavam em perigo, pois seus Kis estavam quase apagados. Foi também nesta saga que o controle do Ki foi extremamente utilizado, principalmente por Vegeta, Kurilin e Gohan, p/ que Freeza e seus capangas não os detectassem e nem soubessem de seu poder real, apesar que desde meados da série DB que esse recurso é utilizado (mas não tanto quanto nesta). Apesar de toda esta evolução, eles ainda não podiam detectar se um Ki era bom ou mau (a não ser se conhecesse o dono do Ki).

Ao decorrer da série, todos continuaram aperfeiçoando os seus sentidos e estavam aptos a localizar um Ki pelo universo.
Uma das utilizações práticas p/ tal capacidade é o Shunkanido
(Teletransporte), que Goku aprendeu no planeta Yardratt. O utilizador põe dois dedos na testa, procura um Ki para onde ele quer ir, e, quando o encontra, pode-se teleportar para lá. Não é uma técnica que pode ser utilizada para se teleportar para qualquer local que se queira, tem de haver alguém no local para onde se queira ir. Em suma, tem que sentir o Ki, seja qual for o lugar que esteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário