segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Quando Toriyama quis encerrar Dragon Ball parte I , II, III , IV

Se você conhece Dragon Ball com certeza já deve ter ouvido vários rumores sobre qual era a idéia original de Toriyama para o encerramento da série. O maior de todos os rumores é o do planejamento do fim da série após a saga de Freeza (principalmente com a morte de Goku e/ou a maioria dos principais personagens), mas Toriyama acabou sendo forçado a continuar a série devido à enorme popularidade. Temos outros rumores também, como Toriyama querendo encerrar a série após o fim do Cell Games, ou com Gohan derrotando Boo, etc.
Esta nova coletânia de posts, adaptada do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisará a validade desses rumores sobre as intenções de Toriyama para encerrar Dragon Ball.
A resposta curta é que o sucesso da série realmente forçou Toriyama a continuar a desenhar por muito mais tempo que ele planejara, mas que as várias afirmações de locais ou maneiras em que Toriyama iria usar para encerrar a série não tem nenhum suporte real.
A resposta longa é… continue lendo!
Possível encerramento #1: As esferas do dragão
Risível como parece, Toriyama originalmente planejou que a série não passasse da sua primeira saga, a da primeira busca pelas esferas do dragão. Ele observa isso em sua entrevista publicada no Daizenshuu 2, discutindo as raízes de Dragon Ball em Jornada para o Oeste:
Bulma era Tripitaka, Oolong era Zhu Bajie e Yamcha era Sha Wujing. Inicialmente eu pensei que a terminaria após coletarem as esferas do dragão.
 
No Shenlong Times #2 , na mesa redonda com os três editores que trabalharam na série Dragon Ball, Toriyama também mencionou que seus planos iniciais para Dragon Ball iam muito adiante:
Fuyuto Takeda: E então a série começou, mas no começo, quanto de história você já tinha planejado?
Toriyama: Eu não tinha pensado sobre isso. Eu imaginei que provavelmente terminaria em cerca de um ano, e eu tinha o storyboard de apenas três capítulos prontos.
Em seu comentário para o capítulo 249, que apareceu na 49ª edição da Weekly Shounen Jump de 1989 (que mais tarde publicada no Daizenshuu 7), Toriyama também observou:
Dragon Ball, que eu planejei que durasse cerca de um ano quando comecei, agora dura há tanto tempo que superou Dr. Slump! Sinto-me simultaneamente feliz e assustado…
“Cerca de um ano” significa aproximadamente 50 capítulos, que seria mais ou menos no fim do 21º Tenkaichi Budoukai. Seria, entretanto, incorreto afirmar que Toriyama havia originalmente planejado o fim da série após o 21º Tenkaichi Budoukai, por ele mesmo ter dito que não tinha planejado tanto a história, quanto mais o seu encerramento logo no início do seu trabalho. Certamente ele teria tido conhecimento que Dragon Ball continuaria além do ‘cerca de um ano’ que ele imaginava inicialmente, bem antes de ter desenvolvido a idéia do 21º Tenkaichi Budoukai.
Nem precisamos dizer que esse plano de encerrar a série após um ano não deu certo. O que fez Toriyama continuar a série após esse ponto? Foi a enorme popularidade de Dragon Ball? Na verdade, não! Difícil de acreditar, mas Dragon Ball em seu comecinho não era tão popular assim. Toriyama explica em sua entrevista no Daizenshuu 2 que a série não pegou muita popularidade até chegar no enredo do 21º Tenkaichi Budokai:
Até o Tenkaichi Budokai começar a série ainda não era tão popular. Na época, Torishima-san me disse “seu protagonista é muito simples. É por isso que não é popular”. Como estava fazendo uma história de luta para essa série, intencionalmente fiz a roupa do protagonista excessivamente simples. Isso me incomodou, mas depois tive uma idéia. “Bem, então vamos aumentar sua popularidade”, pensei. Quando eu tinha feito o personagem de Goku, as palavras que melhor o caracterizavam eram “Eu quero me tornar forte”. Então eu pensei em focar nisso. Mesmo em “Dr. Slump”, mini-eventos, torneios e coisas do tipo como Gran Prix da Vila Pinguim foram incrivelmente populares. Então eu simplesmente faria a história no formato de um torneio. Daí nasceu o Tenkaichi Budoukai. Temporariamente, retirei outros personagens além de Goku, trouxe de volta Kame-sennin e acrescentei Kulilin como novo personagem. De lá, a série ficou popular antes que eu percebesse.
Também há um rumor de que Toriyama continuou a série depois do fim da procura das esferas do dragão simplesmente porque um amigo tinha feito uma aposta com ele. Como vimos, é um fato que Toriyama, em suas primeiras idéias, iria terminar a série após o fim da primeira aventura em torno das esferas, mas é um mistério o motivo que o fez continuar sua história, quando seus planos iniciais não estavam dando tanta popularidade, e como vimos, a série não duraria até o fim da primeira saga da procura das esferas, mas duraria cerca de um ano. A primeira saga de DB acabou em quase seis meses, então talvez Toriyama decidiu que iria continuar até completar o seu um ano que tinha planejado. Quando o ano terminou, a história do 21º Tenkaichi  Budoukai já conquistara uma grande popularidade justificando uma continuação além dos planos originais de Toriyama-sensei.
Talvez, como referência dos seus planos originais para o fim da série após a busca das esferas do dragão, no fim dessa saga Toriyama (através do narrador) brinca que esse era o fim. Ele começa agradecendo todos pela leitura, e então corta e diz que ainda teria história, mesmo com Goku se separando de seus amigos para ir treinar com Mestre Kame. Pobre Toriyama que na época não fazia a menor idéia do quanto a série ainda ia se estender…
Continuando com a coletânea de posts adaptada do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisando os vários rumores existentes sobre as intenções de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball. O primeiro post mostrou o rumor de Dragon Ball terminar após a saga da busca das mágicas esferas do dragão; neste post mostraremos outro rumor, sobre o término da série com Uranai Baba. Confiram!
Possível encerramento #2: Uranai Baba
Uma vez que a série ganhou tamanha popularidade, era natural que continuasse. Na seção de perguntas e respostas do tankoubon 5, um leitou notou que Dr. Slump teve 18 volumes e perguntou quanto tempo Dragon Ball duraria. A resposta hesitante de Toriyama foi “Uhh… Bem, eu acho que provavelmente serão uns 10 volumes”.

E como já podem imaginar, como foi que o tankoubon 10 encerrou? Com o fim da saga de Uranai Baba e início do 22º Tenkaichi Budokai. Mas claramente dá para perceber a diferença entre Toriyama dizer que planejava o fim da série depois de 10 volumes e dizer que planejara o fim para depois da trama de Uranai Baba. O comentário de Toriyama no volume 5 era somente uma vaga noção de quanto a história correria e não um plano definitivo de quando, e mais importante, como a série terminaria. É, portanto, errado (ou na melhor das hipóteses, enganoso) afirmar que Toriyama originalmente planejara encerrar a série após a saga de Uranai Baba.
Na seção de perguntas e respostas do tankoubon 7, outro fã trouxe novamente o assunto do comentário de Dragon Ball terminar com os 10 volumes, e pediu a Toriyama que fizesse pelo menos até o volume 13. Toriyama respondeu que “por causa de todo o suporte que estou tendo, parece que eu não conseguirei terminar a história por volta dos 10 volumes. Neste momento estou me divertindo ao desenhar tudo, então ao que parece eu serei capaz de fazer mais de 13 volumes de um jeito ou de outro.” Essa é a primeira menção explícita de Dragon Ball desenrolando-se não somente por sua popularidade.
Mais tarde, na mesma seção do tankoubon 11, Toriyama comentou que ao que tudo indicava, Dragon Ball continuaria “por mais um pouquinho”, o ‘um pouquinho’ que tornou o mangá ainda mais divertido!
Continuando com a coletânea de posts adaptada do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisando os vários rumores existentes sobre as intenções de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball. O primeiro post mostrou o rumor de Dragon Ball terminar após a saga da busca das mágicas esferas do dragão; o segundo foi sobre o término da série com Uranai Baba e continuaremos agora com o rumor de Dragon Ball terminar com Piccolo.
Confiram!
Possível encerramento #3: Piccolo
Nós da geração mais recente de Dragon Ball estamos tão acostumados com a parte “Z” da série ter toda a atenção que a ideia de Toriyama jogar a toalha antes de Raditz aparecer parece bastante improvável. Mas, para os fãs naquela época, parecia bastante possível que a batalha com Piccolo fosse mesmo o Grand Finale da série. Afinal, Toriyama tinha dito antes que a série teria provavelmente em torno de 13 volumes, e ele passou essa marca com a saga de Piccolo.
Na seção de perguntas e respostas do tankoubon 12, um fã implorou a Toriyama para não terminar o mangá após Piccolo ser derrotado, e pediu que a série durasse ao menos mais três anos. Em resposta, Toriyama notou que durante o confronto com Piccolo haviam rumores de que Dragon Ball terminaria em breve. Ele, entretanto, disse que ainda tinha “absolutamente nenhum desejo” de encerrar a série. Ele disse que a “perspectiva de continuar a série por mais três anos é tão tediosa que me faz tremer, mas eu pretendo continuar mais um pouco. Fique de olho.”
Então parece que Toriyama nunca nem ao menos tinha considerado encerrar a série com o fim da saga de Piccolo, mesmo ele tendo planejado originalmente que não demorasse muito para que isso ocorresse. Os rumores que estavam circulando de que Dragon Ball terminaria neste ponto ainda se mantiveram fortes, tão fortes que no fim do capítulo 194, na conclusão do 23º Tenkaichi Budoukai, Toriyama fez um quadro com Kame-sennin dizendo “Este não é o final. Ainda tem mais um pouquinho” (note a ênfase no ‘mais um pouquinho’).

Interessante é que Toriyama na verdade ‘ameaçava’ encerrar a série em torno deste ponto, pelo menos de modo privado, e apenas provisoriamente. No Shenlong Times #2, Kazuhiko Torishima, o primeiro editor de Toriyama, contou o seguinte:
Mudando de assunto, mas uma coisa que eu senti que foi a maior crise da série foi quando ele me disse que Goku iria crescer. Toriyama-sensei ameaçou dizendo que se Goku não crescesse, então ele não poderia continuar a série. (risos) Foi terrível, trazer esse assunto deste jeito. “Você pode fazer o protagonista crescer, só não me assuste desse jeito,” eu disse.
Nenhuma explicação foi dada por Toriyama pelo motivo que não poderia continuar a série se Goku não crescesse, mas é interessante especular. Talvez ele simplesmente tinha esgotado suas ideias de histórias para Goku criança e achou que fazer Goku adulto era o único modo de manter as coisas interessantes. É notável que uma vez que Goku cresce, ele logo se casa e tem um filho logo na próxima saga, então talvez Toriyama estivesse pensando mais a frente para mudar seu atual protagonista infantil por outro.
Curiosamente, na terceira edição da Shonen Jump americana da Viz, lançada em março de 2003, Toriyama disse em resposta a um fã questionando-o sobre como ele criava as histórias de Dragon Ball:
Eu trabalhei na série por quase 10 anos. Quando eu cheguei no terceiro ano, eu estava realmente chegando ao meu limite, mas os editores originais da Weekly Shonen Jump no Japão me fizeram continuar a história. Eu tenho de agradecê-los, porque foi aí que eu realmente passei a apreciar e desfrutar a criação de um mangá. Eu fui capaz de continuar por dez anos, mas então dez anos era realmente o limite.
O terceiro ano da série seria tecnicamente 1986 (a série começou em dezembro de 84), mas em termos dos meses reais, seria mais por volta de 1987, o ano que tivemos o fim do 22º Tenkaichi Budoukai e o início da saga de Piccolo Daimao. Claramente, não podemos levar a sério a declaração de Toriyama do “terceiro ano”, considerando sua memória notoriamente difusa. Até onde sabemos, essa é a única declaração explícita de Toriyama sobre sua conversa com os editores da Weekly Jump forçando a continuação da série. Em outras vezes, ele fala somente da popularidade de Dragon Ball e de fãs impedindo que a série fosse encerrada e o fazendo continuar a história.
Continuamos a tradução e adaptação do Intended Ending Guide dos nossos amigos do Kanzentai, analisando os vários rumores existentes sobre as intenções de Toriyama para o encerramento de Dragon Ball. Neste post, o rumor analisado é de Dragon Ball ser encerrado com a saga dos saiyajins!
Confiram!
E então chegamos a porção Z da história, que naturalmente nos leva a lógica por trás do nome “Dragon Ball Z” para começar. Em sua entrevista conjunta com o animador veterano Katsuyoshi Nakatsuru no guia ‘Son Goku Densetsu‘ (que felizmente foi lançado no Brasil pela Conrad, como ‘Enciclopédia Dragon Ball Z – A lenda de Son Goku’), Toriyama explica que ele sentia que o nome da série já era bom do jeito que estava, mas a equipe do anime queria algo novo, para marcar esta nova fase da história, e assim nasceu Dragon Ball Z. Mas por que? Bem, como Toriyama explica:
O “Z” não é a última letra do alfabeto? Na época, eu estava tão louco para terminar a série que pus o “Z” no título com o significado de “já chega, tá?”
Agora, analisando todas aquelas conversas sobre a série continuar “só mais um pouco” e essa história de colocar o Z no nome para sinalizar o fim da série, é mais do que razoável especular que Toriyama tinha expectativa que a saga dos saiyajins fosse a última. Essa não é uma teoria que se ouve muito, por o arco da história dos saiyajins ser a base liderando diretamente para a saga de Freeza. Mas não é necessariamente verdade que isso foi planejado desde o começo e, certamente, existem vários sinais na saga dos saiyajins de que Toriyama ainda não havia planejado a saga de Freeza.
O Planeta Vegeta inicialmente foi destruído por uma colisão com um meteoro, enquanto mais tarde, Freeza diz que foi ele quem destruiu o planeta. Vegeta e Nappa mudam seus planos e se dirigem à Terra como se fossem os próprios patrões; na saga de Freeza, essa ação foi vista como uma afronta às ordens de Freeza, algo nem mostrado na cena original. Também temos Vegeta originalmente propondo que ele e Nappa pedissem pela imortalidade para aproveitarem batalhas pela eternidade, enquanto na saga de Freeza, o motivo pelo qual Vegeta deseja obter a imortalidade é para que ele algum dia consiga derrotar Freeza. Na saga dos saiyajins, a raça mais poderosa do universo é a Saiyajin, e o próprio Vegeta clama ser o mais poderoso do universo quando enfrenta Goku; já no arco de Freeza, conhecemos vários membros alienígenas de outras raças bem mais fortes que a Saiyajin, e Freeza é dito como o mais poderoso do universo.
Agora, nenhuma dessas coisas são necessariamente falhas no enredo em uma perspectiva do “universo” (a história do Planeta Vegeta ser destruído por um meteoro é dito como um disfarce de Freeza, a afirmação de os saiyajins serem os mais poderosos do universo seria somente um sinal de arrogância de Raditz e Vegeta, etc) mas em uma perspectiva real, todos esses fatos apontam que Toriyama originalmente não tinha planejado a aparição de Freeza enquanto produzia a saga dos saiyajins. Foi somente no final da saga dos saiyajins que começamos a ter dicas de Freeza, com Sr. Kaio dizendo vagamente que Vegeta não era a verdadeira “raiz do mal”. Há, no entanto, um obstáculo em pensar que Toriyama não tinha nenhum enredo de Freeza enquanto trabalhava no arco dos saiyajins. Em sua entrevista no Daizenshuu 4, quando perguntado se pretendia desde o começo fazer de Piccolo um alienígena, ele respondeu:
“É claro, eu pensei nisso tudo (risos). Com os saiyajins também. Quando pensei no rabo de Goku e no Oozaru, eu não pensei que Goku fosse um alienígena ou algo assim. Com Piccolo também não. Eu pensei nisso só quando Kami-sama apareceu.”
Assim, mesmo que não tivesse planejado que Piccolo fosse um alien desde o começo, ele ainda assim já tinha desenvolvido a ideia antes do 23º Tenkaichi Budokai começar, bem antes do fato ser finalmente revelado na série (e por conseguinte, afigura-se que a conversa de Piccolo e Kami-sama no torneio teria sido já em Namek-go e não simplesmente em uma língua randômica).
Se Toriyama tinha a origem de Piccolo já planejada, não significaria que a saga de Freeza também estaria? Bem, não necessariamente. Por um lado, é possível que Toriyama originalmente não tenha planejado a viagem para o planeta natal de Piccolo. Afinal de contas, a revelação de Goku ser um alienígena não o levaria em busca de sua terra natal. Também é possível que Toriyama tenha feito o enredo de Namekusei bem antes, mas só veio pensar em Freeza mais tarde.
Nós vimos sinais de que Toriyama não tinha planejado Freeza quando começou a saga dos saiyajins, e também sabemos que ele já tinha uma ideia de Piccolo ser alienigena bem antes dos saiyajins. Talvez a viagem para Namekusei seria uma segunda curta metade da saga dos saiyajins, com Vegeta sendo o vilão principal? Ou mesmo um breve epílogo da série sem nenhum real conflito, como o 28º Tenkaichi Budokai após o fim da saga de Boo?
De qualquer forma, parece difícil conciliar a longa saga Namekusei/Freeza com o que Toriyama ora afirmou ser “só mais um pouco” após o 23º Tenkaichi Budokai. Do jeito que virou, as sagas dos Saiyajins e de Freeza foram de 17 de outubro de 1988, com o lançamento do capítulo 195 na Weekly Jump, a 24 de junho de 1991, com o lançamento do capítulo 328. Isto durou 33 meses, quase três anos completos. Enquanto isso, a duração da série do começo ao fim do 23º Tenkaichi Budokai foi de 41 meses, de 3 de dezembro de 1984 a 10 de outubro de 1988. Para quem desenha uma série por três anos e meio, desenhar por mais outros três anos não parece ser “só mais um pouco”, então podemos dizer que a saga de Freeza não estava nem perto dos planos originais de Toriyama.
O que o levou a continuar a série por tanto tempo? Popularidade novamente é o candidato mais óbvio. Como Toriyama disse no tankoubon 7, por causa “de todo o apoio que estou recebendo, parece que eu não posso terminar [Dragon Ball]“. A série já era bastante popular quando a saga dos saiyajins começou, e ficou ainda mais famosa depois. Não é por acaso que a porção “Z” recebe toda a atenção no exterior, e até no Japão, com remasterizações como DBKai e video games lançados constantemente.
Na entrevista Shenlong Times #1, o mais recente editor de Toriyama, Fuyuto Takeda, observou que seu antecessor Yuu Condou “tornou-se o editor bem no começo da saga dos saiyajins. Na época, Dragon Ball era extremamente popular”, e em Shenlong Times #2, Takeda nota que Kondou apareceu “quando [Toriyama-]sensei começou a tentar fazer Dragon Ball mais popular através do enredo, e certamente teve seus frutos”. A história contada em rumores pela internet é que a popularidade de Dragon Ball forçou Toriyama a continuar a história depois do fim da saga de Freeza, e como vimos, este boato não é falso, mas também está bem longe da verdadeira razão. Na realizade, foi a massiva popularidade de Dragon Ball forçou Toriyama a começar a desenhar a saga de Freeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário