segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Inspirações parte 2

Continuando a falar sobre as inspirações que o mestre Toriyama teve para conseguir fazer a fantástica obra que é Dragon Ball, resolvi falar agora de uma coisa marcante no anime: a inspiração nos artistas marciais.
Akira Toriyama revela ser grande fã de kung-fu (em várias de suas entrevistas ele revela sua paixão), principalmente pelos dois maiores artistas marciais da história: Bruce Lee e Jackie Chan.
Agora, com vocês tudo, ou pelo menos tudo que eu conheço, de artes marciais influenciado pelos mestres chineses Bruce Lee e Jackie Chan! (Bruce fica pro próximo post!)
Akira certamente conseguiu homenagear o ator e artista marcial Jackie Chan logo no primeiro torneio de artes marciais (21º Tenkaichi Budoukai), com o disfarce secreto de Mestre Kame, sob o nome do lutador Jackie Chun.
Na luta contra Goku, na final desse torneio, vemos a segunda grande homenagem a Chan: Jackie Chun usa a “técnica do bêbado”, com movimentos aparentes de uma pessoa bêbada, mas ataques fortes e inesperados. Essa mesma técnica vem de um filme bem antigo de Jackie Chan, chamado “Drunken Master” (tradução livre seria “O mestre bêbado”, mas no Brasil ficou conhecido como “O Mestre Invencível”). Abaixo, o vídeo de uma cena de luta em que Jackie Chan usa a técnica do bêbado.

E só de curiosidade, um vídeo do National Geographic Channel, sobre esse estilo de luta. Bem interessante a explicação do praticante. Confiram!
No filme “O reino proibido” (The Forbidden Kingdom), já mencionado no primeiro post das inspirações de Dragon Ball, o personagem de Jackie Chan é um imortal bêbado, que usa esse mesmo estilo “drunken boxer”.
Jackie Chan marcou presença também na publicação do Daizenshuu – Complete Illustrations (o primeiro volume), na sessão I Love Dragon Ball, em que Jackie revela que gostaria de participar de uma adaptação para o cinema (lembrando que o Daizenshuu é bem antigo, e ainda nem havia planos concretos de um live-action).
Bem, isso é tudo que eu sei sobre as influencias de Jackie Chan sobre Dragon Ball! Nosso próximo post já é sobre as influencias de Bruce Lee. Então… até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário