terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Poder de luta nos guidebooks

Este post trás detalhes de todos os poderes de luta citados nos guidebooks, os guias da série e publicações em geral. A fonte com maior veracidade obviamente é o Daizenshuu, no caso, o volume 7. As outras fontes são o Super Exciting Guide, a Weekly Jump e a V-Jump, entretanto essas apresentam alguns dados duvidosos, uma vez que não fazem menção à fonte e são valores normalmente utilizados para jogos ou cards. Mostramos aqui mais por curiosidade, considerando apenas o Daizenshuu (e o SEG, já que é uma ‘compilação’ de dados do Daizenshuu) como fonte 100% confiável e as outras (Weekly Jump e V-Jump) puramente como curiosidades.
Poderes de luta no Daizenshuu
De todos os daizenshuus, o Daizenshuu 7 é o único que trata de modo significativo sobre os poderes de luta. Ele mostra a evolução do poder de luta de Goku ao passar dos anos, no decorrer da série e das batalhas, juntamente com os poderes de luta dos personagens que rivalizavam Goku em um determinado perído de tempo.
O Daizenshuu 7 foi publicado em 1996, um ano depois do fim da série, e as informações mostradas dos poderes de luta abrangem desde antes do conceito de ‘poder de luta’ ser introduzido na história, mostrando o poder de Goku de criança até quando atinge o status de super, na batalha contra Freeza.
Só para lembrar como se lê os números em japonês e ajudar a ler direto do scan do Daizenshuu:
= 10.000
= 100.000.000
15000 = 150.000.000
Son Goku: Trajetória do crescimento do poder de luta
Son Goku veio para conhecer vários amigos e inimigos, que ele eventualmente superou nas batalhas. Aqui você pode acompanhar as mudanças no poder de luta de Goku desde seu encontro com Bulma, no começo de sua jornada, até quando ele se transforma em Super Saiyajin, em Namekusei.
Desvendando o poder de Son Goku até a batalha com Freeza
Ainda pequeno, Goku demonstrou um poder de um verdadeiro mestre de artes marciais. Entretanto, o sangue da raça guerreira, Saiyajin, o levou para frente e para mais e mais batalhas. O aumento do poder de luta seu e de seus companheiros desconhecia um limite, e antes mesmo que percebessem, seus poderes haviam ultrapassado qualquer limite de artes marciais, atingindo um estado em que o destino do mundo estava em suas mãos.
Nota: Como mostra nessa introdução, o propósito dessas páginas é de mostrar o poder de luta de Goku no decorrer da série, ao invés de mostrar todo e qualquer poder de luta da série. Ainda assim, vários poderes de luta da série não são incluídos aí.
Primeira aparição: 10

Ele já possui o dobro do poder de uma pessoa normal. E mais, seu corpo é resistente a ponto de resistir à bala de uma arma.
Oozaru: 100
Com seu poder de luta sendo multiplicado por 10 vezes, ele pode destruir até mesmo paredes de aço com 30cm de espessura. Tem também o poder destrutivo de um canhão de um navio de guerra.
Nota: Essa é a primeira vez que esses poderes são mostrados em qualquer publicação. Goku tendo o dobro do poder de uma pessoa comum faz claramente uma referência ao fazendeiro que Raditz encontra, cujo poder é de 5. O poder de luta para o Oozaru de Goku é tirado da ‘regra’ em que todo saiyajin transformado tem seu poder aumentado em dez vezes, conforme diz Vegeta.
22º Tenkaichi Budoukai: 180
Após ganhar experiência em várias batalhas e ter treinado muito, suas habilidades aumentaram consideravelmente. Perder no torneio para Tenshinhan foi apenas uma reviravolta do destino.
Nota: Este poder de luta foi originalmente mostrado na Weekly Jump de 1989 (mais detalhes serão mostrados).
Kame-sennin (Jackie Chun): 139
Ele aumentou seus poderes com os treinos secretos que realizou, para poder ficar a par com seus pupilos. Fez o melhor para construir e moldar seus discípulos para a ‘nova Era’.
Tsuru-sennin: 120

Antigamente, Tsuru era mais poderoso que Kame, sendo rivais sob a tutela de Mutaito. Entretanto, Kame o superou, estando bem à frente de seu rival.
Tenshinhan: 180

Ele ataca Goku com um técnicas e poderes em um nível sobrehumano, estando pau-a-pau com Goku.
Nota: É o mesmo poder de luta dado à Goku no torneio. No Daizenshuu 4, Toriyama diz que a batalha entre Goku e Tenshihan foi a sua favorita no Tenkaichi Budokai porque “suas habilidades eram quase as mesmas”.
Versus Piccolo Daimao: 260

Após beber a cho-shinsui (maravilhosa água de deus) e potencializando a seu poder oculto, o poder de Goku agora é igual ao de Piccolo Daimao.
Piccolo Daimao: 260

Ele ficou ainda mais poderoso agora que sua juventude lhe foi restaurada. Com capacidade de explodir uma cidade inteira, seu poder se assemelha a uma pequena bomba nuclear.
Nota: O poder de luta de Piccolo Daimao originalmente era outro, dado na Weekly Jump. O poder de Goku veio da idéia de que seus poderes são equivalentes.
Versus Raditz: 416

Goku junta forças com Piccolo quando aparece um poderossísimo inimigo, sem precedentes. Entretanto, os dois não são páreos para o oponente e Goku acaba sacrificando sua vida em busca da vitória.
Piccolo: 408

Depois de tirar suas vestes de treino, ele fica pronto para lutar, com seu poder máximo. O Makankosappo que ele atira da ponta de seus dedos tem um poder de 1330.
Gohan: 1~1307

Apesar de ele mudar baseado em suas emoções, seu poder oculto ultrapassa o de seu pai. E ele só tem quatro anos de idade.
Krillin: 206

Por meio dos seus treinos e de seu talento nato, ele superou seu mestre, Kame-sennin. Afinal, ele consegue se virar na linha de frente das batalhas.
Raditz: 1500

Ele brinca com Goku e Piccolo, ao demonstrar seu incrível poder e velocidade. Apesar disso, ele é um mero saiyajin de classe baixa.
Nota: Esse poder de luta foi dado originalmente na Weekly Jump de 1989. Também foi usado em vários video games, incluindo o Super Saiyan Densetsu para o Super NES e o recente Saiyan Shuurai, para Nitendo DS.
Versus Vegeta: 8000

Depois de receber o treinamento com Sr. Kaio, as habilidades de Goku aumentaram para um nível espetacular. A partir daí, o kaio-ken e a genki-dama tornaram-se armas importantíssimas para Goku.
Nota: Esse valor foi retirado do mangá,  da frase “mais de 8000″. O Daizenshuu 7 arredonda esse valor, o que faz sentido, já que se o valor do poder de luta de Goku fosse muito superior a 8000, Vegeta teria dito o valor exato à Nappa.
Nappa: 4000
Saibaiman: 1200
Vegeta: 18.000
Nota: O poder de Nappa é outro que foi dado originalmente na Weekly Jump. Assim como o de Raditz, seu poder de luta tem sido usado em vários video games, incluindo Kyuushuu Saiyan para o NES e Saiyan Shuurai para o Nitendo DS. Já os poderes de Vegeta e dos Saibaimen, são dados no mangá. Nappa diz que os Saibaiman tem poder de 1200 (suficiente para rivalizar Raditz, em poder), e Dodoria diz que Vegeta tinha “quase 18.000″ quando foi para a Terra.
Kulilin: 1770
Yamcha: 1480
Chaos: 610
Tenshinhan: 1830
Piccolo: 3500
Gohan: 2800

Nota: São todos tirados da edição de 1989 da Weekly Jump. O poder de 2800 de Gohan é tirado da leitura de seu Masenko, após o sacrifício de Piccolo.
Kaio-ken x4: 32.000
Nota: Isso foi calculado multiplicando o poder regular de Goku por quatro.
Gohan: 14.000
Kulilin: 13.000
Vegeta: 30.000

Nota: No mangá são citados os poderes de Gohan e Kulilin como “mais que 10.000″, aqui trazem o valor exato, de 14.000 e 13.000, respectivamente. O poder de luta de Vegeta já aparece com o valor correto, de 30.000, uma vez que o Daizenshuu 7 foi lançado depois do mangá, o permitiu corrigirem o erro do valor de 20.000 para o de 30.000.
Chegada em Namekusei: 90.000
Depois de ter treinado sob uma gravidade 100 vezes maior que a da Terra, ele quebra todos os limites de um saiyajin e ainda fica capacitado a usar um kaio-ken aumentado 10 vezes.
Nota: Isso vem do fato de que o kaio-ken dobra o poder do usuário e quando Goku usa o kaio-ken com Ginyu, seu poder é de 180.000, o que nos leva ao valor regular de 90.000, o que fica próximo da estimativa de Ginyu, que havia dito que o poder de Goku não passaria de 85.000.
Versus Freeza: 3 milhões

Como teve seu corpo ferido e depois curado pela máquina de cura da nave de Freeza, Goku atinge um nível que surpreende ele mesmo. Com seu orgulho saiyajin despertado, ele enfrenta sua batalha decisiva.
Nota: É no Daizenshuu 7 que vemos pela primeira vez o poder de luta de Goku quando ele enfrenta Freeza. No mangá, Freeza diz que seu poder em sua segunda forma é superior a 1 milhão, e após atingir sua terceira e depois sua última forma, ele fica ainda mais forte. No começo, Goku consegue lutar com Freeza sem usar seu kaio-ken, então 3 milhões parece ser um valor razoável para ele. Usando o kaio-ken x10, Goku ficaria com um poder de 30 milhões e com o kaio-ken x20 ficaria com um poder de 60 milhões.
Freeza 50%: 60 milhões

Freeza 100%: 120 milhões

Após atingir sua última forma, Freeza supera Goku com somente metade de sua real capacidade. Entretanto ele é obrigado a liberar seu poder máximo quando Goku se transforma em Super Saiyajin.
Super Saiyajin: 150 milhões
O guerreiro lendário, o Super Saiyajin, finalmente desperta. Agora com um poder 50 vezes maior do que seu estado normal, ele supera até mesmo Freeza.
E sobre as mudanças do poder de luta de Goku depois disso tudo?
Mesmo após a batalha com Freeza, inimigos formidáveis com poderes superando o conhecimento humano apareceram um após o outro para enfrentar Goku. Embora os incríveis aumentos de poder devido à feridas curadas terem diminuído, Goku e companhia passaram a usar transformações e fusões que aumentavam ainda mais seus poderes de luta, ao ponto de que não poderiam ser mais medidos numericamente…
Nota: Esse último parágrafo é um jeito de explicar o motivo de não termos mais leituras de poder de luta após a batalha com Freeza, dizendo ser impossível de se medir. O modo como diz que os incríveis aumentos de poder terem “diminuído” vem da palavra japonesa sukunakunatta, que poderia significar tornar-se pequena, pouco frequente, ou simplesmente insuficiente.


Além das duas páginas que dedicam-se à evolução do poder de luta de Goku,  outros poderes de luta são citados ao longo do Daizenshuu 7. São eles:
Kui: 18.000 [pg. 63]
Zarbon (forma normal): cerca de 23.000 [pg. 69]
Dodoria: 22.000 [pg. 91]
Piccolo (fusão com Nail): superior 1.000.000 [pg. 102]
Patrulha de reconhecimento de Freeza: menos que 1.500 [pg. 105]
O Daizenshuu 7 ainda nos fornece mais informações sobre o sistema de medição de energia de Babidi, o kiri. Na página 46 diz que com um 200-300 kiri é possível destruir 1-2, que também é mencionado no anime.

Poderes de luta no Super Exciting Guide

Como mencionado acima, o Super Exciting Guide: Story Volume apresenta uma reedição da lista de poderes de luta do Daizenshuu 7, mas ele não fica só por aí, ele também nos fornece algumas informações adicionais na seção de treinamentos, sobre a relação de forças em diferentes níveis do super saiyajin.
Nas páginas 62 e 63, diz-se que o Super Saiyajin 2 é duas vezes mais poderoso que o Super Saiyajin, e que o Super Saiyajin 3 é quatro vezes mais poderoso que o Super Saiyajin 2. Também repete a informação do Daizenshuu 7 sobre o Super Saiyajin aumentar em 50 vezes o poder de luta em relação ao estado natural. O interessante é que quando compara o estado super com o estado natural, ele usa o termo “poder de luta”, enquanto para o ssj2 e ssj3 ele usa o termo “poderoso”, o que vai de acordo com a afirmação do Daizenshuu  7 que após a batalha com Freeza, o poder não pode ser mais medido.
Na página 63, o SEG descreve que a fusão Potara é perto de uma multiplicação de poderes, ao invés de uma adição para aumentar o poder. Podemos supor, então, que o poder de Vegetto seria equivalente ao poder de Goku multiplicado pelo de Vegeta. Ainda, com a introdução da seção de treinamentos do SEG, todas informações são baseadas em dados que foram supervisionados por Toriyama, apesar de não fazermos idéia de como foi feita essa supervisão.



Poderes de luta na Weekly Jump
1989
Em 1989, a 31º edição da Weekly Jump trouxe uma seção especial sobre poderes de luta, juntamente com um quiz de Dragon Ball, de um concurso realizado para o Jump Anime Carnival, onde o anime Kosuke-sama, de Toriyama, estreou. Todas as seções especiais vieram em posters, e a seção do poder de luta foi chamada de “Os Últimos Guerreiros – A Grande Coleção!! Cards”.
A introdução é feita por Bulma; com seu scouter ela explica que para cada um dos personagens é dado um número indicativo de sua força, assim como um símbolo mostrando qual escola de artes marciais pertencia (como a de Kame e de Tsuru). Esses números são referidos como daitai no sentou-nouryoku (“capacidade aproximada de batalha”), ao invés do usual sentou-ryoku (“poder de luta”).
No entanto, nenhuma fonte para estes números é mencionada. Com exceção do número referente ao Mestre Kame, todos os outros batem com os que são dados no Daizenshuu 7 (1996). Como essa edição foi lançada sete anos antes do Deaizenshuu 7, ou isso foi a fonte para a lista do Daizenshuu 7 ou ambos compartilharam da mesma fonte.
Quando essa edição saiu, a batalha com Vegeta ainda estava acontecendo (a edição continha o confronto entre o Kamehameha de Goku e o Gallic-ho de Vegeta) , então todos os poderes de luta se destivavam à batalha contra Vegeta e Nappa.
Son Gohan: superior a 2800
Isso é retirado do poder de luta quando lança o Masenko. No Daizenshuu 7 o seu poder de luta é dado simplesmente como “2800″, sem informar ser “superior a” esse número.
Son Goku (15 anos): 180
Igual ao do Daizenshuu 7.
Son Goku (18 anos): 910
Esse seria o poder de Goku durante o 23º torneio de artes marciais. É bem maior que o 416, da leitura que Raditz faz cinco anos depois, mas é um pouco menor do que o valor que Raditz lê de seu kamehameha (“924 e aumentando”). Então esse valor está correto se for de quando Goku estiver atirando seu Super Kamehameha durante sua batalha com Piccolo, mas nada desse tipo é mencionado aqui.
Son Goku (24 anos): superior a 8000
No Daizenshuu 7 diz simplesmente que é 8000.
Kami-sama: 220
Este é o um pouco questionável, por ser menor que o de Piccolo Daimao, uma vez que é dito que Kami era mais poderoso que Daimao.
Piccolo Daimao: 260
Piccolo Daimao/Ma Junior: 3500
Raditz: 1500
Nappa: 4000
Iguais aos mostrados no Daizenshuu 7.
Vegeta: Impossível de se medir
Diz que “sua força é impossível de se medir”, lembrando que esta lista foi publicada durante a batalha com Vegeta.
Chi Chi: 130
Esse seria o poder dela durante o 23º torneio de artes marciais.
Chaozu: 610
Tenshinhan: 1830
Yajirobe: 970
Krillin: 1770
Yamcha: 1480
São poderes da saga dos Saiyajins. O único que não tem o poder citado é Yajirobe.
Tao Pai Pai: 210
Esse seria o poder de Tao Pai Pai no 23º torneio, depois de se tornar um ciborgue.
Tsuru-sennin: 120
Igual ao usado no Daizenshuu 7.
Kame-sennin (Muten Roshi): 180
A imagem indica que seria seu poder durante a luta contra Piccolo Daimao. O texto diz que “ele lança o kamehameha original”, então talvez seja por isso que seu poder está maior do que o 139 do 22º torneio de artes marciais (e o da saga de Raditz).
Karin: 190
Outro que é mostrado exclusivamente nesta edição. Karin diz a Goku que ele “quase o ultrapassou” após o 22º torneio de artes marciais, o que faz sentido, uma vez que o poder de Goku é de 180 durante o torneio.
Mister Popo: 1030
É um valor absurdamente alto, considerando que o poder que deram à Kami é de 220 e o próprio Popo fala que Kami é bem mais poderoso que ele. Como a maioria dos valores se referem à saga dos saiyajins, pode ser que Popo tenha se fortalecido com o treino de Tenshinhan e os outros no templo (mas nada disso é citado na WJ).
Sr. Kaio: 3500
Outro poder usado exclusivamente aqui. Isso põe Sr. Kaio no mesmo nível que Piccolo, durante sua luta contra os Saibaimen e Nappa. Aqui teríamos uma luta bem interessante.
1991
Pouco antes da estréia do Movie 05 de Dragon Ball Z, em 1991, a Weekly Jump publicou uma seção especial sobre este filme, que mostrou várias informações sobre os capangas de Coola. Entre as informações, são mostrados seus poderes de luta:
Sauzer: 170.000
Neizu: 163.000
Dore: 185.000


Poderes de luta na V-Jump
A primeira edição da V-Jump, lançada em 12 de Dezembro de 1990, teve uma página dedicada aos poderes de luta de alguns dos personagens durante a saga de Freeza. Na época da publicação, Freeza atingia sua terceira forma.
Apesar de apresentar alguns dos valores que já estavam no mangá –  como o de Freeza tendo 530.000 em sua primeira forma – a V-Jump trouxe alguns extras – como o poder de Vegeta na casa dos 250.000, o que o coloca quase dez vezes mais forte depois de se recuperar de sua luta contra Recoome. Enquanto isso, diz-se que Gohan tem um poder de 200.000, mas observa que ele pode ficar ainda mais forte , então lhe dá um simples “?”. Kulilin aparece com 75.000, muito mais forte do que quando lutou contra Gurdo, com um poder “superior a 10.000″.
Isso toca em uma questão mal resolvida do mangá: antes de começar a lutar com Freeza, Vegeta diz que os poderes de Gohan e Kulilin estão em constante aumento. Como meio-saiyajin, Gohan ficar mais forte a cada ‘quase-morte’ é explicado, mas por que Kulilin também estar ficando cada vez mais forte?? Ele consegue melhorar tanto assim de uma batalha para outra ou seria o poder potencializado pelo Ancião que demorou um pouco para ser liberado completamente?
Além dos poderes de luta, na parte inferior da página tem uma seção onde Tenshinhan e os outros comentam, do planeta de Kaio, sobre a batalha com Freeza. Tenshinhan diz que ele está ficando mais forte; Yamcha pede à Bulma para esperar por ele; Chaos quer saber como Kulilin está indo. Também tem uma pequena nota na página que dá incorretamente a Nail um poder de luta de 4200, sendo que o correto é 42000.
Vegeta, após lutar com Recoome: 250,000
Gohan, normal: 200,000
Gohan, emocionalmente alterado: “?”
Krillin, após lutar com Gurdo: 75,000
Ainda, em uma outra edição especial da V-Jump, apareceram outros valores de poderes de luta, para personagens de Dragon Ball:
Tao Pai Pai, primeira aparição: 110
Gyuumao: 97
Chaos (provavelmente durante o 22º Tenkaichi Budoukai): 84
Chi Chi: 137

Nenhum comentário:

Postar um comentário