Yamcha


Foi o primeiro grande amigo que Goku fez durante a série sendo apenas ultrapassado nesse quesito por Kuririn e Mestre Kame. No início, ele era um ladrão que vivia em um deserto com o seu companheiro Pual. Quando conheceu Goku, tentou lutar contra ele e roubar as esferas do dragão, mas desiste e acaba namorando com Bulma. A partir daí, Yamcha passou a acompanhar Goku e Kuririn, em todos os torneios de artes marciais. Ele é um ótimo lutador e conseguiu chegar as lutas finais de todos os torneios em que participou.


No primeiro torneio, Yamcha foi vencido facilmente por Jackie Chun (que na verdade era o Mestre Kame). No segundo torneio, ele lutou quase no mesmo nível que Ten Shin Han, mas foi derrotado e ainda teve sua perna esquerda quebrada. No terceiro torneio, ele já estava bem mais forte que no anterior e apesar de aparecer com uma técnica especial (conhecida como Sokidan) perdeu a luta para Kami Sama (que estava no corpo de um humano). Apesar de ser um personagem secundário, Yamcha teve grande participação na série e Toriyama poderia té-lo aproveitado mais, assim como Ten Shin Han. Na saga de Vegeta, Yamcha treinou com seus companheiros no templo de Kami Sama. Assim que a batalha começou, ele pressentiu o perigo e lutou com os Saibaimans no lugar de Kuririn. No entanto, ele confiou demais na luta e acabou morrendo junto com o Saibaiman, após se descuidar.


Durante a fase de Freeza apenas treina 140 dias com o Sr. Kaio para aumentar o seu poder. No anime Yamcha, Ten Shin Han e Chaos enfrentaram as Forças Especiais Ginyu, que atacaram o Planeta do Sr. Kaioh, após serem mortos. Yamcha derrotou Rikum e mostrou que estava mais forte, assim como Ten Shin Han e Chaos.


Já na saga de Cell, teve uma boa participação, já que ele encontrou os andróides e identificou que eles sugavam energia de seus adversários, alertando os guerreiros Z. Yamcha quase foi morto pelo Andróide Nº 20, que perfurou o seu peito. Na batalha final contra Cell, assim como os outros guerreiros "ajudou" Gohan a derrotar Cell. Na fase de Boo, Yamcha desiste de vez dos treinos (após ver o poder de ssj 2 de Gohan) e vive tranquilamente a sua vida normal. Aparece pouco depois de Dragon Ball Z, por não ter acompanhado os poderes dos outros personagens. É normalmente visto com o seu companheiro, Pual. Durante grande parte da série namorou com Bulma, até ela o ter trocado por Vegeta.


O seu poder de luta não é possível mensurar pois algumas fontes dizem que se muito ele antigiu 20.000 de poder de luta e outros dizem que ele atingiu a casa de 2 milhões de poder. Quando treinou no outro mundo, se tornou um dos humanos mais forte da Terra, perdendo apenas para Ten Shin Han e se igualando a Kuririn.


Yamcha foi visto pela última vez no anime no final do último episódio, no meio do deserto junto com seu amigo Pual.