quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Super Saiyajin

A saga Z começa com a chegada de um estranho guerreiro a Terra, Radditz, que revelou a verdadeira origem de Son Goku, ou melhor, Kakarotto.
O até então discípulo de Mestre Kame via-se como um ser humano cuja única anormalidade era sua super força e um rabo de macaco, contudo, com a chegada do estranho invasor, Goku descobre ser um guerreiro de uma raça alienígena, a mais poderosa do universo: os saiyajins!
Radditz revela ser irmão de Goku, cujo nome saiyajin é Kakarotto, e que o planeta natal da raça havia sido destruído por uma chuva de meteoros, e naquele presente momento, eram poucos os saiyajins remanescentes: somente quatro, contando com Goku, continuavam vivos! O trabalho dos saiyajins era de exterminar os habitantes de diversos planetas da galáxia e depois vendê-los a um alto preço para outra raça alienígena que estivesse interessada.
Como todos já devem saber, Radditz queria que Goku ajudasse a ele a aos outros dois saiyajins a “limpar” um planeta, que estava tendo uma forte resistência dos nativos. Goku nega, Radditz o acerta com uma joelhada. Piccolo e Goku enfrentam Radditz e o derrotam e o invasor os alerta que os outros dois saiyajins são bem mais poderosos. OK
Já meses depois, nos vemos em Namekusei, já na saga do grande imperador do universo, Freeza. O Grande Ancião ajuda Kulilin e Gohan dando-lhes a sua esfera do dragão e potencializando os seus kis. O patriarca dos namekuseijins fica sabendo da morte de Piccolo, filho de Katatsu e faz uma pergunta que posteriormente seria respondida: “Morto por um saiyajin…? Os saiyajins podem ser temíveis, mas não a ponto de derrotar aquela criança… Por um acaso esse saiyajin é um super saiyajin..?!”. O grande ancião ainda disse que se Piccolo não tivesse se separado em dois, para se livrar da parte mal (parte que gerou Daimao), ele não teria sido derrotado por um saiyajin qualquer.
O que seria esse super saiyajin? O mistério começa a ser desvendado com Vegeta falando disso quando Goku chega em Namek e enfrenta as Forças Especiais Ginyu facilmente.
Disso descobrimos a famosa lenda do guerreiro mais poderoso do universo, o super saiyajin, um guerreiro dito insuperável, com poderes que o fariam invencível. Vegeta ainda pequeno já tinha um poder de luta maior que a maioria dos saiyajins, até mesmo do seu pai, Vegeta-Oh; acreditando fielmente que se houvesse alguém que deveria ser o lendário guerreiro, esse alguém seria ele.
Vemos Vegeta evoluir bastante com sua tentativa de suicídio para aumentar o próprio poder e o vemos lutar contra Freeza, imaginando que já tivesse alcançado o estado de super. Freeza até se assusta no começo, mas após humilhar Vegeta, até fala que ele não deveria ter ficado preocupado com uma lenda tão boba, já que o suposto super saiyajin seria aquele estado de Vegeta, bem inferior ao seu, da sua última transformação.
Depois de derrotado e quase morrendo, o príncipe dos saiyajins revela como o planeta natal de sua raça havia sido destruído, de como Freeza humilhava os saiyajins e da forma cruel como exterminou a raça.Vegeta morre e deixa a vingança da raça nas mãos do último guerreiro de sangue puro saiyajin: Kakarotto, filho de Bardock!
A morte de Kulilin na frente de Goku o fez enfurecer como nunca. A raiva e ódio levaram Goku a atingir o status super, transformando-se fisicamente em um guerreiro dourado, muito mais poderoso que tudo o que já existiu no universo!
Foram muitas recordações até aqui, mas é agora que começo mesmo a trabalhar a Teoria do Super Saiyajin.
Goku conseguiu se transformar por causa da morte de Kulilin, seu melhor amigo, que nunca mais iria poder ser ressuscitado. A raiva do momento combinada com a personalidade calma e pura de Goku possibilitou sua transformação. Já Vegeta atingiu o nível super por estar exausto e por odiar a si mesmo no momento. O príncipe da raça guerreira encontrava-se em treinamento num planeta distante e começou uma chuva de meteoros. Vegeta teve que proteger a nave espacial a todo custo, mas num momento uma explosão o acertou e o fez cair no chão. Exausto de tanto esforço e com raiva por nunca superar seu rival, Goku, Vegeta despertou o super saiyajin. Como o próprio justificou mais tarde “Sim… eu sou calmo e puro… puro mal!
Com Gohan, a transformação foi bem forçada. Goku tentou fazê-lo transformar com pensamentos de Freeza matando Piccolo e todos os outros companheiros, mas Gohan só conseguiu se transformar após receber um kamehameha de Goku, com potência suficiente para ser morto (Gohan falou para Goku tentar matá-lo e caso ele não conseguisse se proteger, então ele seria um atraso no treino e não poderia ajudar na luta contra Cell).
Mirai Trunks, no seu tempo devastado pelos andróides, se transforma após ver seu grande amigo e mestre, Gohan, morto pelos andróides.
A dúvida já começa por aí. Goku e Vegeta sempre treinaram mais e mais duro que seus filhos e esses tiveram muito menos dificuldade na transição para a transformação em super.
Uma explicação que julgo plausível é que os saiyajins de puro sangue, por serem guerreiros, se acostumaram a ver cenas horríveis, de guerra, mortes, assassinatos, etc, até mesmo porque os próprios eram invasores na maioria das vezes. Esse fato de se acostumarem com o terror os fez “insensíveis” *. O que provoca a transformação em super saiyajin é a sensibilidade, sentimentos à flor da pele.
*Broly foi a única excessão de insensibilidade. Somente o choro de Goku foi suficiente para o atormentar a vida inteira.
Já os saiyajins meio-humanos, como Gohan e Mirai Trunks, por terem o lado humano, que é muito sentimental e emotivo, tiveram muito mais facilidade em suas transformações, por terem os traços de uma raça tão emotiva. A transformação de Gohan foi mais prematura que a de Trunks por os dois viverem em mundos diferentes. Gohan, quando criança era mimado, até que teve o treinamento com Piccolo, mas ainda sim, Gohan sempre valorizou a vida. Trunks vivia num verdadeiro inferno, com os andróides destruindo tudo e todos. O mundo vivido pelo filho de Vegeta o influenciou da mesma forma que as batalhas dos saiyajins: Trunks ficou insensível, só se transformando quando seu mestre e amigo Mirai Gohan morreu.
Já Goten e Trunks, que são mais exceções ainda, muito provavelmente atingiram o estado de super, por serem mimados demais e como todos sabem, crianças mimadas com qualquer coisinha se irritam. Goten, por exemplo, se irritou com a grande exigência de Chichi sobre seu treinamento e acabou se transformando.
O motivo de Pan não se transformar eu realmente acredito na teoria meio machista de que mulheres saiyajins não conseguem se transformar. Eo motivo de Goten e Pan não terem rabo é que para se transformar tem que deixar sua parte de macaco. E como eles nasceram depois de ser possivel isso a seus pais não tinha da onde surgir um rabo, minha teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário