quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Daizenshuu 1

Daizenshuu 1

Nome: Dragon Ball Daizenshuu 1 – Complete Illustrations
Data de lançamento: 26 de Junho de 1995
Preço: ¥1,500 (~R$30)
Tamanho: B5 (17.6 × 25 cm)
Número de páginas: 217
Conteúdo:
Aqui vamos apresentar o conteúdo do primeiro volume da coleção dos Daizenshuus, o “Dragon Ball Daizenshuu 1 – Complete Illustrations”. O guia mostra uma enorme quantidade de ilustrações e artworks desenhados pelo próprio mestre Akira Toriyama, o que inclui desde as capas dos capítulos do mangá a ilustrações de cards para telefones.
No livro, antes da tabela de conteúdos (CONTENTS) temos uma mensagem de introdução de Toriyama e uma página com Shenlong, cuja ilustração é da WJ No.7, de 1986.
Pôster & Mensagem de despedida _______________________  005
O Daizenshuu 1 vem com um belo pôster com a ilustração de sua respectiva capa, desenhada por Toriyama. No verso do pôster, temos um esboço da última página do mangá, com a mensagem de despedida de Toriyama, traduzida por nós (confira aqui).
1984 __________________________________  015
De longe, o mais ano com menor número de ilustrações, contendo uma única imagem para o ano todo. A imagem foi usada como capa do primeiro capítulo do mangá de Dragon Ball, que apareceu pela primeira vez em 1984, na Weekly Jump #51.
1985 __________________________________  017
Este ano contém 18 ilustrações que vão desde o início de Dragon Ball até o 21º torneio de artes marciais. Temos várias imagens bem legais de Goku.
1986 __________________________________  029
As 14 páginas deste ano contém ao total 26 ilustrações que varrem toda a saga Red Ribbon. Várias ilustrações muito boas que complementam a série, como a de Goku, Bulma e Kulilin vestidos de pirata, desenhados no contexto de quando a história se situava no porto dos piratas, com a busca pelas esferas do dragão e a perseguição do General Blue.
1987 __________________________________  043
O ano de 87 trás belas ilustrações, situadas entre o 22º torneio de artes marciais e a saga de Piccolo Daimao, contendo ao todo, 35 ilustrações, incluindo imagens do calendário de Dragon Ball de 1987, Dragon Ball Merry X’mas (feliz natal) e o Dragon Ball Adventure Special.
1988 __________________________________  059
Este ano mostra 15 ilustrações que apareceram na Weekly Jump. As imagens começam com o 23º torneio de artes marciais e terminam com a chegada de Raditz.
1989 __________________________________  067
O ano de 89 começa com ilustrações da chegada dos saiyajins, cobrindo a batalha entre Goku e Vegeta e indo até a chegada de Gohan, Kulilin e Bulma em Namekusei. Neste ano temos ao todo 34 ilustrações.

1990 __________________________________  083
Em 1990, temos 26 ilustrações, que vão desde a batalha com a Ginyu Tokusentai, as famosas ‘Forças Especiais Ginyu’, ao início da batalha contra o imperador do universo, Freeza-sama! Akira aproveita e faz imagens cômicas neste ano também.
1991 __________________________________  101
Cobre a mais longa e eletrizante batalha de Dragon Ball, com Goku contra Freeza, em um ano contendo 21 gloriosas ilustrações, incluindo as várias de Freeza, Goku e o Super Saiyajin Goku. Contém também uma ilustração bem especial de todos com roupa natalina.
1992 __________________________________  117
O ano de 1992 é marcado pelas 17 ilustrações que apareceram na Weekly Jump. As imagens começam com a chegada de Mirai Trunks e dos andróides e vai até o início do Cell Games.
1993 __________________________________  133
Um dos anos que, ao meu ver, tem as melhores imagens , com 30 ilustrações maravilhosas que mostram desde a batalha entre Gohan e Cell, indo até o 25º torneio de artes marciais. Esta seção também inclui várias imagens da V-Jump e da Jump Multimedia World Pamphlet.
1994 __________________________________  151
Neste ano, as 17 ilustrações varrem o início da saga de Majin Boo,  com várias imagens de Goten e Trunks e mais outras imagens da V-Jump.
1995 __________________________________  161
O último ano de Dragon Ball contém 21 ilustrações que incluem Gotenks e Mystic Gohan versus Super Boo, Mr. Satan com seu mais novo amigo Fat Boo, a família de Goku e a despedida de Toriyama ao mundo de Dragon Ball.

COMICS __________________________________  176
A seção ‘COMICS’ contém os graciosos artworks de Akira Toriyama que compuseram as capas dos volumes dos tankoubons (versão “fininha” do mangá) originais. Cada desenho incluído no tankoubon tem sua identificação de número do volume e data, com alguns até incluindo cores alternativas que poderiam ter sido utilizadas. Nesta seção também contamos com a ilustração que se compõe ao se juntar os volumes do mangá, além das imagens que o mestre Toriyama desenhava e colocava no mangá, na parte em que ele falava sobre sua vida (seus filhos, animais de estimação, etc).
WJ __________________________________  198
Então… O que é esse WJ? Bem, WJ é a contração de Weekly Jump, uma revista semanal que publica capítulos de mangás direcionados a um público jovem. Dragon Ball começou em 1984, na edição WJ #54 e terminou em 1995, na edição WJ#25. Esta seção mostra cada edição da Weekly Jump em que Dragon Ball apareceu na capa. Também mostra as capas de ‘Akira Toriyama – The World’ e de ‘Dragon Ball Advendure Special’.
Super entrevista Akira Toriyama (鳥山明的超会見) ______  202
Esta é uma entrevista com Akira Toriyama, feita em 21 de abril de 1995, no Yamanoue Hotel, em Tóquio, Japão. Esta entrevista foi traduzida. Confira aqui!
Trabalhos completos comentados (完全作品解説) ____  208
Basicamente, neta seção temos a listagem de cada uma das ilustrações contidas no Daizenshuu (exceto as da seção “COMICS” e “WJ”) e onde cada uma delas foi publicada originalmente. Cada ilustração também conta com um comentário explicando e/ou discutindo sobre a imagem em questão. No total, são 265 ilustrações mostradas no Dragon Ball Daizenshuu 1 – Complete Illustrations!
Em breve, teremos todos os comentários desta seção traduzidos também! Aguardem!












Nãããã! Ainda não acabou!
Como ficaria inviável postar as 265 ilustrações no blog, decidi fazer algo ainda melhor: criar uma espécie de “Daizenshuu digital”, um arquivo em .xps (estilo pdf, só que é software gratuito, diferente do Adobe Reader) com todo o guia digitalizado! Quer sua cópia? Clique na imagem abaixo e faça seu download! Não se esqueça de comentar o que achou da versão digital!

Um comentário: