sábado, 4 de fevereiro de 2012

Técnicas


A batalha contra o saiyajin estava complicada. Nem os dois seres mais poderosos do planeta unindo suas forças podiam com o invasor alienígena. Piccolo, então, surge com um ataque criado especialmente para matar Goku, mas não seria dessa vez. Dessa vez essa técnica seria usada para derrotar Raditz e salvar seu arqui-inimigo, juntamente com todo o planeta Terra.
Trata-se de nada menos que o Makankosappo (魔貫光殺砲 - Makankōsappō), também conhecido pelo seu nome em inglês, Special Beam Cannon, uma técnica mortal desenvolvida pelo demônio Piccolo com o único objetivo de derrotar Goku e conquistar o planeta. É uma técnica bastante interessante só pelo tempo que demora para ser carregada, para começo de conversa. Sua manipulação é bem complexa, com dois diferentes disparos, um que seguia linha reta e outro que ia de forma helicoidal, gerando um efeito parafuso com uma capacidade perfurante e explosiva.
Em seu primeiro uso, Piccolo carrega uma quantidade de energia surpreendente que até assusta Raditz, que faz a leitura de um poder de luta de 1330 concentrados na ponta dos dedos de Piccolo. Infelizmente a primeira tentativa de ataque não funcionou contra o saiyajin, que conseguiu esquivar e só foi ferido no ombro.
 
 
 
Depois de Gohan ter seu acesso de fúria e atacar Raditz com sua super cabeçada, o saiyajin ficou mais vulnerável e desatento, dando brecha para Goku imobilizá-lo com um Full-Nelson e fazer com que Piccolo disparasse novamente sua técnica. Surge ai uma técnica em equipe, o Full-Nelson Special Beam Cannon (羽交い締め魔貫光殺砲 Hagaijime Makankōsappō), nomeado em Dragon Ball Raging Blast como um dos super ataques de Piccolo e um dos poucos super ataques em equipe.
Com o passar da série e com o aparecimento de oponentes cada vez mais poderosos, a técnica foi deixando de ser usada. Seus usos se restringiram a poucos momentos, mas não menos inesquecíveis!
Na Saga dos Andróides, Cell faz uso da técnica de Piccolo em conjunto com a técnica Shishin no Ken, de Tenshinhan. O andróide ataca Goku com quatro Makankosappo’s vindos dos quatro cantos da arena, onde cada um dos clones de Cell estavam. Ainda assim, Goku consegue escapar e logo mostra a Cell o ponto fraco da já conhecida técnica de Tenshinhan.
   
    
Outros memoráveis momentos de uso da técnica remetem aos movies de Coola (Movie 05 – Uma vingança para Freeza) e de Bojack (Movie 09 – A Galáxia em Perigo). No primeiro deles, Salza aparece depois do eletrizante e esgotante combate entre Goku e Coola, pronto para acabar com todos, que estavam feridos e sem energia alguma para derrotá-lo. Atravessa em um flash, então, o makankosappo de Piccolo, salvando o dia e encerrando o movie com final feliz. Já no movie de Bojack, Piccolo faz uso da sua técnica para salvar Gohan, rebatendo a técnica do pirata espacial e salvando seu discípulo.
Agora, para quem acompanha a versão bem humorada Dragon Ball Abridged, redublagem americana dos nossos amigos da Team Four Star, já conferiu uma cena bem marcante do uso da técnica:











Vegeta e Trunks estavam no Salão do Espírito e Tempo e Goku estava esperando sua vez de entrar, mas nada poderia fazer contra os andróides em sua atual forma; somente Piccolo estava apto a enfrentar os andróides e impedir que Cell atingisse sua perfeição. Quando Cell aparece durante o seu combate com o andróide #17, Piccolo entra em desespero. Além de Cell finalmente encontrar  os andróides e ter a chance de atingir seu estado perfeito, ele estava muito mais forte, devido às absorções de energia vital de milhares de humanos.
Piccolo tenta impedí-lo de se unir ao #17, e até mesmo o arrogante andróide entra na luta, agora buscando sua própria sobrevivência. Nem os dois juntos, que antes combatiam entre si, eram fortes o suficiente para derrotar Cell. Piccolo entra em desespero e parte para sua última tentativa de parar Cell, utilizando uma de suas técnicas mais formidáveis e destrutivas: Gekiretsu Kōdan!
  
Também conhecida como Light Grenade (激 裂光弾), técnica que consiste em se juntar as mãos na frente do peito, reunir toda a energia e disparar em uma enorme esfera de energia, a técnica é tão poderosa que até mesmo o #17 fica receoso de se ferir, pulando em busca de proteção da grande explosão causada pela técnica.
Quando todos tinham perdido as esperanças de salvação, um poderoso ki surge na Terra e se compromete a acabar com o conhecido vilão e antigo imperador do universo, Freeza. O jovem guerreiro aparece como um ninguém e rapidamente elimina os soldados de Freeza e diz que Son Goku não é o único super saiyajin do universo, que ele era outro e daria um fim de vez em Freeza e seu pai, Cold.
Antes de revelar sua identidade, o jovem guerreiro teve que interferir nos acontecimentos daquele tempo para garantir a sobrevivência do planeta e a segura chegada de Son Goku à Terra. Provando que não estava blefando quanto a capacidade de se transformar no lendário guerreiro dourado, o jovem se transforma na frente de Freeza, aterrorizando-o (Aqueles olhos…!). Depois de receber um poderoso ataque de Freeza e ser considerado morto, o mais novo super saiyajin aparece no topo de um morro e inicia um dos signature attacks mais conhecidos de Dragon Ball: Burning Attack!
Com uma série de rápidos movimentos de braço antes de posicionar as palmas da mão à frente, com os polegares e indicadores de cada mão se tocando, reunindo uma enorme quantidade de energia e disparando-a a uma velocidade impressionante.

O porém do primeiro uso foi que Mirai Trunks propositalmente fez com que seu ataque fosse desviado, avisando Freeza de seu iminente impacto e induzindo o imperador do universo a se esquivar e abrir uma brecha para ser destruído de uma vez por todas, com outro grande e conhecido ataque, Burning Slash/Shining Sword Attack.
Burning Attack também marca presença em várias outras batalhas importantes, inclusive nos movies. Trunks usa, em vão, contra o Lendário Super Saiyajin Broly, no desespero de apoiar o pai em batalha, mas Broly mostra que o ataque nada fez e joga Trunks para longe com um super uppercut.
Já na luta contra Hatchiyack, no OVA Dragon Ball Z: O plano para destruir os saiyajins, Trunks une forças com os outros super saiyajins (e com Piccolo, na versão 2010) e em um ataque conjunto conseguem derrotar a ameaça tsufurujin.
 
A técnica também aparece  em Dragon Ball Online, quando o ‘Trunks da patrulha do tempo’ usa a técnica para derrotar o inimigo, em uma animação durante o pequeno tutorial inicial do jogo.
 

Vegeta sempre gostou de demonstrar seu orgulho nas suas técnicas, começando pela escolha de seus nomes e justificando-a com a demonstração do poder de destruição da técnica. Big Bang Attack é um ótimo exemplo disso, de uma técnica com poder de destruição tão grande que lembra a enorme explosão que deu origem ao Universo.
Big Bang Attack (ビッグバンアタック Biggu Ban Atakku) é uma das técnicas mais clássicas de Vegeta, revelada durante a luta contra o Andróide #19, a mesma em que Vegeta surpreende a todos e mostra que também consegue se transformar em super saiyajin. Para executá-la, Vegeta estende seu braço e abre a palma da mão, concentra seu ki e lança contra o oponente. A enorme explosão forma um enorme cogumelo de fumaça, lembrando uma explosão nuclear.
O príncipe dos saiyajins claramente fez uso desta técnica para encerrar a batalha o mais rápido possível e garantir sua vitória. Vegeta já estava com pouca energia, por ter deixado o #19 sugá-la para se certificar que os andróides realmente tinham essa habilidade. O uso do Big Bang Attack foi proposital para amedrontar o outro andróide, #20, dando uma impressão de que Vegeta ainda tinha poder suficiente para derrotá-lo, quando na verdade já estava com pouca energia, precisando de um senzu para se recompor.
Mais tarde, durante o confronto de Kamehameha’s entre Gohan e Cell, Vegeta usa um ataque similar para distrair Cell e permitir que Gohan liberasse todo seu poder para destruir o terrível andróide.
Outro uso da técnica é quando Vegeta se rende aos poderes de Babidi, voltando ao ‘lado sombrio da força’, atacando Goku no meio do torneio de artes marciais e causando a destruição da arquibancada e de vários prédios localizados atrás dela, matando junto centenas de pessoas.

E para convencer Goku de que não era escravo de Babidi e podia fazer o que quisesse, Vegeta explode a arquibancada ao seu lado, matando outras centenas de pessoas e fazendo Goku aceitar lutar contra ele novamente.
Já nos filmes, a técnica marca presença no movie Dragon Ball Z: O retorno de Coola, em que Vegeta apela por Goku e Coola ficarem usando o teletransporte e ele não conseguir acompanhá-los, lançando o Big Bang Attack contra os dois!
  


Não apenas a técnica mais famosa da série, mas também uma das mais conhecidas no mundo!
Técnica desenvolvida por Mutenroshi, aperfeiçoada por longos 50 anos, foi facilmente copiada por Goku e outros de seus discípulos e mais tarde passou não de mestre à aprendiz, mas de pai para filho, de geração à geração!
Diferentemente do restante das outras técnicas, o kamehameha foi utilizado em diferentes maneiras, sendo manipulada de formas que ninguém imaginaria ser possível.
Vamos relembrar seus usos mais marcantes?
Kamehameha Original
O Kamehameha Original, o lançado por Mestre Kame, é o que diríamos ser o “mais artístico”, em que ele faz vários movimentos, girando os braços até as mãos se encontrarem para poder reunir toda a energia e depois lançá-la na forma do ‘kamehameha’, a ‘onda de energia da tartaruga’.
Kamehameha Comum

É a técnica de Kamesennin utilizada por outras pessoas. Goku, Kulilin, Yamcha, Tenshinhan, [...]. Diferentemente do Kamehameha Original, os movimentos são mais curtos e mais rápidos, sendo bem mais eficiente, afinal, em uma batalha, a velocidade no ataque é um item importantíssimo.
Gyaku Kamehameha
Ao invés de reunir a energia do corpo nas duas mãos, reune-se somente em uma e ao invés de atirar no oponente, atira-se no chão, jogando o usuário para cima. Goku usou esta técnica várias vezes durante Dragon Ball, como na luta contra Tenshinhan, no final da luta, em que ele e Tenshinhan estão caindo e Goku lança o kamehameha para tentar atrasar sua queda, na tentativa de cair no chão depois de Tenshinhan e ganhar o 22º Tenkaichi Budokai. Um outro uso marcante foi contra Piccolo Daimao, em que Goku reune toda a energia e dispara contra o chão, voando em direção à Daimao, e o acertando com toda a força, atravessando seu corpo e derrotando o demônio.
Chou Kamehameha
Também conhecido como Super Kamehameha (超かめはめ波), foi criado por Goku e utilizado pela primeira vez contra Piccolo, no 23º Tenkaichi Budokai. Por acumular muito mais energia que o ‘kamehameha comum’, ele recebeu o nome de ‘Chou (Super)’.  Um outro uso marcante do Chou Kamehameha foi contra Hachihyaku, em que Goku lança o seu kamehameha e Gohan, Vegeta e Trunks (e Piccolo, na versão 2010 do OVA) lançam seus poderes, e juntos com o Chou Kamehameha, conseguem derrotar o Tsufurujin.
Ashi Kamehameha
Também no 23º Tenkaichi Budokai, Goku mostra outro uso inédito do kamehameha: disparar a técnica utilizando os pés! O bom deste uso é que deixa as mãos livres para um outro ataque, além da força do impacto aumentar com a velocidade do impulso do kamehameha.
Shitei Kamehameha
O Kamehameha Mestre-Aprendiz (Shitei Kamehameha – 師弟かめはめ波) é a combinação dos kamehameha’s de Goku, Kulilin e Mutenroshi. Vemos esta incrível versão de kamehameha no movie 2, Dragon Ball Z: O mais forte do mundo, na batalha contra Dr. Wheelo.
Daburu Kamehameha
O Kamehameha Duplo (Daburu Kamehameha – ダブル かめ はめ は) é uma versão da técnica em que cada mão lança um kamehameha. Uma técnica extremamente forte, usada contra dois soldados de Turles, no movie: Dragon Ball Z: A Árvore do Poder.
Também vemos a versão do Kamehameha Triplo, no movie 05, Dragon Ball Z: A Vingança de Coola, quando Goku luta contra o esquadrão de Coola, disparando o kamehameha triplo para acertar os três soldados de Coola.

Feinto Kamehameha
Feinto Kamehameha (フェイント かめ はめ 波) é uma versão do duplo kamehameha com controle das esferas de energia. Goku usa esta variação do kamehameha na batalha contra Freeza, quando fica submerso na água e prepara uma distração para poder atacar Freeza de surpresa. Sabendo que Freeza só conseguia detectá-lo com os olhos (não conseguia sentir o seu ki), Goku se aproveitou disso e fez uso desta técnica.
Ikari no Kamehameha
Bastante conhecida técnica de Goku nos jogos da série Budokai Tenkaichi, o Ikari no Kamehameha, mais conhecido como Angry Kamehameha (怒りのかめはめ波) , é uma versão amarelada e usada com somente uma única mão. Técnica que deu um fim em Freeza (pelo menos em seu orgulho!), depois de Goku doar um pouco de sua energia para o derrotado imperador se salvar da explosão e Freeza utilizar esta energia para tentar matar o Super Saiyajin Goku.
Shunkan Idō Kamehameha
Instant Kamehameha (Shunkan Idō Kamehameha – 瞬 間移動かめはめ波) é uma combinação do Teletransporte com o Kamehameha, usado na batalha contra Cell, com tamanho poder que foi capaz de vaporizar metade de Cell. Entretanto, por ter as células de Piccolo (e portanto suas habilidades regenerativas), Cell retorna e continua com a luta.
No filler do torneio do outro mundo, Goku também usa esta técnica para derrotar Paikunhan após descobrir o ponto fraco do seu ataque ‘Thunder Flash’. Entretanto, ao invés de aparecer na frente de Paikunhan, Goku apareceu ao seu lado, arremessando-o para fora da arena.
Oyako Kamehameha

Um dos kamehameha’s mais poderosos de toda a série, o Father-Son Kamehameha (Oyako Kamehameha – 親子かめはめ波) é ataque supremo de Gohan em sua forma de Super Saiyajin 2. Gohan ataca Cell primeiramente com o Chow Kamehameha e depois o espírito de Goku aparece e auxilia Gohan, dando-o forças para derrotar Cell. Quando Vegeta aparece e distrai Cell com um blast na nuca, Goku grita e fala para Gohan liberar todo seu poder, superando o Kamehameha lançado por Cell e derrotando-o de uma vez por todas.
Kyōdai Kamehameha
Também conhecido como Bros. Kamehameha (兄弟かめはめ波), é a técnica da combinação dos kamehameha’s de Gohan e Goten em suas formas de Super Saiyajin. Cada um lança o seu kamehameha separado, mas os dois se juntam e formam um enorme kamehameha. Usado no movie 10, Dragon Ball Z: Dupla em Perigo! Super Guerreiros Nunca Descansam, contra Broly.
Oyako Sandai Kamehameha
Family Kamehameha ( Oyako Sandai Kamehameha – 親子三大かめはめ波) é ainda mais poderoso que o Father-Son Kamehameha e foi usado na continuação do Bros. Kamehameha, contra Broly. O espírito de Goku aparece e ele auxilia seus filhos e os ajuda a derrotar Broly, de uma forma semelhante que ajudou Gohan a derrotar Cell, lançando também seu próprio kamehameha.
Jūbai Kamehameha
O Jūbai Kamehameha (10倍かめはめ波), conhecido como ‘Kamehameha aumentado 10 vezes’ é a versão mais poderosa da série, aparecendo pela primeira vez no episódio 36 de Dragon Ball GT, na batalha contra Baby. Uma versão bem diferente de kamehameha, uma vez que Goku forma duas esferas de energis, uma em cada mão, e depois une as mãos, unindo essas esferas de energia e só depois lançando o 10x Kamehameha.
WTF Kamehameha

Sem dúvida, é o Kamehameha mais fodástico e mais evoluído que existe! Aparece, obviamente, em Dragon Ball: Evolution!
Um dos ataques mais utilizados por Gohan durante a série é o Masenko, é uma das poucas técnicas herdadas de personagem para personagem. Consiste em concentrar todo o ki do corpo nas mãos, posicioná-las na testa, depois levar as mãos à frente e disparar a energia acumulada.
Vamos lembrar alguns usos do Masenko que foram mais marcantes?
A técnica ensinada por Piccolo foi utilizada pela primeira vez contra Nappa, após o grande sacrifício de Piccolo, para proteger Gohan do estrondoso ataque do saiyajin. Gohan, enfurecido pela morte de seu mestre, lança com todas as suas forças, um desesperado Masenko. Segundo a leitura do scouter de Vegeta, seu poder de luta foi para 2800, infelizmente não o suficiente para derrubar o saiyajin com 4000 de poder de luta, somente deixando-o com a mão dolorida.
O segundo uso da técnica já foi em Namekusei, contra Guldo, o baixinho das Forças Especiais Ginyu (Ginyu Tokusentai). O poder de Guldo de parar o tempo enquanto prende a respiração impediu que o Masenko de Gohan o acertasse e somente Vegeta, em uma aparição de surpresa, consegue por um fim na batalha contra Guldo, arrancando sua cabeça fora.
Continuando a batalha contra os soldados da Ginyu Tokusentai, Gohan e Kulilin lutam agora com Reccome, o grandalhão da turma. Gohan lança um masenko em seu inimigo e, de acordo com o scouter de Baata, seu poder era de 20.000, muito maior do que aquele lançado na Terra, contra Nappa. Mesmo com esse incrível aumento de poder, Reccome saiu ileso.
Um outro uso marcante da técnica foi na saga de Majin Boo, com os kamikazes de Boo, lutando contra Vegetto, lançam um Masenko combinado, pondo em risco a vida do recém fusionado super saiyajin.
A técnica também marcou presença nos movies e no especial para TV. O uso mais marcante foi no movie 8, “Dragon Ball Z – Até o final! Furiosos, violentos e impetuosos”, que contamos com a presença do dito “Lendário Super Saiyajin”, o Broly. Nesse movie, vemos não somente Gohan usar o masenko, mas também o Trunks! Os dois lançam o golpe contra Broly, no mesmo instante, em um dos momentos mais empolgantes da batalha.
No especial para a TV, “Dragon Ball Z – Resistindo a tudo!! Os últimos superguerreiros – Gohan e Trunks” (especial do Trunks), vemos como Mirai Trunks teria aprendido o masenko que havia usado no movie 8. Gohan o usa na batalha contra os andróides, no meio do filme. Provavelmente, em um dos seus treinamentos com Trunks, o ensinou a técnica que aprendera com Piccolo.
Sem dúvida alguma, masenko é uma técnica única, herdade de mestre a aprendiz!

Uma técnica carregada de orgulho, que não conhecia oponente até uma batalha em um planetinha azul, contra um saiyajin deserdor, que com seu Kamehameha conseguiu superá-la. Trata-se da nada mais, nada menos, que o Galick Ho!
Uma das técnicas mais famosas de Vegeta, o Galick Ho (ギャリック砲, Gyarikku Hou, também conhecido como Galick Gun, Garlick Gun, Garlick Ho ou Canhão Galick) é uma técnica bem similar ao Kamehameha e a vemos pela primeira vez na luta contra Goku, e temos um choque de poderes, de um lado o poderossísimo Galick Hou e do outro um Kamehameha aumentado com um kaio-ken x3. E foi somente com um kaio-ken x4 que a técnica do príncipe dos saiyajins pôde ser superada, tamanho seu poder.
A técnica consiste em trazer as duas mãos na altura do peito, do lado esquerdo, com as duas mãos viradas para a mesma direção, ficando a palma de uma mão junto com as costas da outra mão. Uma vez que o ki é reunido, empurra-se as duas mãos à frente e uma enorme  esfera de energia é lançada.
E assim como o Kamehameha, o Galick Hou também têm suas variedades, com alguns tipos diferentes de uso. Vamos relembrar alguns!
Yubi Gyarikku Hō

Também conhecido como Finger Galick Gun (指 ギャリック 砲), esta técnica é uma versão de dois dedos do Galick Ho usado por Vegeta , quando destruiu o Planeta Arlia, o planeta que Vegeta e Nappa “visitaram” antes de chegarem à Terra. Uma técnica bem parecida com o Makankosappo de Piccolo, em que Vegeta estende seus dedos indicador e médio para a frente e reúne a energia em forma de uma esfera branca, enquanto raios de energia cercam seu corpo. O disparo da energia define o fim de uma raça, o fim dos habitantes do Planeta Arlia.
Fainaru Gyarikku Kyanon
O conhecido Final Galick Cannon (ファイナルギャリックキャノン), o rush attack de Vegeta, bem famoso tanto na série quanto nos video games, com a célebre frase “The Saiyans are a true warrior race! Do not underestimate us!” (Os Saiyajins são uma verdadeira raça guerreira! Não nos subestime!). O ataque começa com uma saraivada de socos e chutes e finalmente um soco forte no estômago, seguido do Galick Ho, perfurando o oponente. Vemos esta incrível técnica na segunda luta contra Zarbon, depois de Vegeta ter sido derrotado e ter se recuperado da batalha que teve com o braço direito de Freeza.
Futa Gyarikku Hō
Também conhecido como Double Galick Gun, é uma versão em que cada mão forma um próprio Galick Ho, produzindo, assim, dois Galick Ho’s. Quando a usa, Vegeta puxa as mãos para trás e carrega o Galick Ho em cada mão e então atira e forma um único e enorme Galick Ho.
Vegeta usa este ataque durante a batalha com Freeza, em sua segunda forma. Após Freeza atacar Gohan, Vegeta atira um kikou (blast) em Freeza, seguido do Double Galick Gun, criando uma enorme explosão. Entretanto, depois da fumaça da explosão desaparecer, Vegeta se choca ao ver Freeza sair ileso de seu ataque.
Daburu Gyarikku Kyanon
Outra variação do Galick Ho, também usada com as duas mãos e de tom amarelado, é o Double Galick Cannon (ダブルギャリックキャノン). Usada contra Pui Pui, o soldado do primeiro nível da nave de Babidi, Vegeta utiliza a técnica depois de ir em alta velocidade e aparecer na frente de Pui Pui de surpresa, carregando o ki nas palmas das mãos e liberando esta enorme energia, destruindo seu adversário.
Sūpā Gyarikku Hō

O Super Galick Gun (超ギャリック砲) é a versão full-power do Galick Gun usado por Baby Vegeta, em seu estado de Golden Oozaru. Para utilizá-la, Baby Vegeta coloca as mãos da mesma forma que o Galick Ho original, trazendo as mãos na altura do peito, do lado esquerdo. Ao disparar a técnica, muitas vezes mais poderosa que a original, os danos provocados na Terra foram de tal magnitude que podiam ser vistos do Novo Planeta Plant.
Renzoku Sūpā Gyarikku Hō

Continuous Super Galick Gun (連続超ギャリック砲) é uma versão do Super Galick Gun em que ao invés de lançar em uma única onda de energia, são lançadas contínuas esferas de energia. Também usada pelo Golden Oozaru de Baby Vegeta, a técnica começa como se fosse o Super Galick Gun, então forma-se uma aura púrpura-rosada e ele dispara várias esferas de energia em um ritmo bem rápido. Baby usou este ataque na sua luta contra Goku em seu estado de Super Saiyajin 4, no entanto, como tinha perdido sua concentração, não conseguiu acertar Goku, que ficou calmo e parado o tempo todo.
Shinku Gyarikku Hou

Crimson Galick Gun (真紅ギャリック砲) é a versão avermelhada e mais poderosa do Galick Ho usado por Vegeta. Aparece como seu ‘Ultimate Blast’, na sua forma de Super Saiyajin 3 no jogo da série Dragon Ball Raging Blast. Primeiramente, Vegeta grita: “Now you’re done for!” (Agora você está perdido!), e então coloca a mão na altura do peito, do seu lado esquerdo. Ele prepara seu Galick Ho e coloca todo seu poder se ssj3 junto, tornando a técnica ainda mais poderosa e dando o tom de laranja-avermelhado. Finalmente, Vegeta grita “Galick Gun!” e dispara a técnica.



Um comentário: