segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Detecção de ki

Em Dragon Ball, o Ki pode ser definido simplesmente como a força, energia ou poder que cada um tem escondido dentro de seu corpo...
Mas se preferir uma definição de Ki em Dragon Ball mais simples ainda...


Com o uso do Ki, pode-se elevar a massa muscular, a força física, os sentidos, os reflexos, lançar bolas concentradas de pura energia e usá-las a bel prazer, voar e até detectar outro ser por emissão de Ki. 
SENTIDO (SENSE)
A forma mais comum de detectar Ki, existente em Dragon Ball. O 1º ser que foi mostrado na série, que apresentava essa habilidade foi o Goku. Pelo fato de desde pequeno ser treinado por seu avô adotivo Son Gohan e talvez pelo fato de pertencer a raça Saiyajin, Goku conseguia "sentir" as pessoas, desde que estas estivessem próximas a ele. Ele era capaz de sentir as pessoas por perto e também sabia se elas estavam se escondendo. Esse tipo de detecção de Ki é o mais arcaico e básico, porém, se treinado, seu alcance pode se estender de forma astronômica.

Com o passar da série, os personagens treinaram os seus sentidos e puderam detectar o Ki pelo planeta inteiro, sabendo até o quão forte este Ki era. Embora não fosse uma coisa exata, eles tinham apenas uma noção do nível de poder das pessoas. Eles também não podiam dizer de quem era determinado Ki. Nessa altura, os personagens podiam até saber se seu adversário estava a utilizar todo o seu potencial e também saber se o nível de Ki concentrado em determinadas técnicas era mortífero ou insignificante.

Continuando, os treinos se tornaram muito mais rigorosos, adversários poderosos surgiram e todos os personagens evoluíram absurdamente seu Ki. Devido a isso, sentir o Ki ficou ridiculamente fácil. Agora eles tinham uma noção de quem era o dono do Ki que eles sentiam, ainda mais se o Ki fosse familiar. A saga de Freeza, no planeta Nameck (DBZ) é o melhor exemplo de onde o uso do sense foi constante. Por exemplo, quando Goku tenta achar Kurilin e Gohan, logo que chegou em Nameck, ele detectou seus Kis e descobriu que estavam em perigo, pois seus Kis estavam quase apagados. Foi também nesta saga que o controle do Ki foi extremamente utilizado, principalmente por Vegeta, Kurilin e Gohan, p/ que Freeza e seus capangas não os detectassem e nem soubessem de seu poder real, apesar que desde meados da série DB que esse recurso é utilizado (mas não tanto quanto nesta). Apesar de toda esta evolução, eles ainda não podiam detectar se um Ki era bom ou mau (a não ser se conhecesse o dono do Ki).

Ao decorrer da série, todos continuaram aperfeiçoando os seus sentidos e estavam aptos a localizar um Ki pelo universo.
Uma das utilizações práticas p/ tal capacidade é o Shunkanido
(Teletransporte), que Goku aprendeu no planeta Yardratt. O utilizador põe dois dedos na testa, procura um Ki para onde ele quer ir, e, quando o encontra, pode-se teleportar para lá. Não é uma técnica que pode ser utilizada para se teleportar para qualquer local que se queira, tem de haver alguém no local para onde se queira ir. Em suma, tem que sentir o Ki, seja qual for o lugar que esteja.

Jogos Para Celular!

Dragon Ball Soul 

Jogos Para Celular
Resolução: Multiscreen
Genero: Aventura, Arcade, Luta


Dragon Ball Z-Legendary Super Warriors

Jogos Para Celular
Resolução: Multiscreen
Genero: Aventura, Arcade, Luta

Informação do Jogo: Jogo do Dragon Ball para celular, muita
luta e aventura no seu celular. Jogue com Goku, Vegetta e muitos outros personagens.


DBZ RPG - Training Gohan

Jogos Para Celular
Genero: Aventura, Arcade, Luta
O jogo é um mod de Ragnarok Mage, até que ficou bem legalzinho.


 Dragon Ball Z - Mobile Edition

Jogos Para Celular
Genero: Aventura, Arcade, Luta

Jogo para Celular Dragon Ball Z Shin Budokai Sagas  
 Resolção: 240x320


Dragon Ball Z TyphonFighters
 
Jogos Para Celular
Genero: Aventura, Arcade, Luta
Reviva Goku, Gohan... nesse bom jogo em Java para seu celular.


DragonBall Mission - Mod

Jogos Para Celular
Genero: Aventura, Arcade, Luta
Escolha entre Trunks, Piccolo e Vejita, neste mod do game Mighty Sword.


Dragon Ball Saiyadin Fighters

Jogos Para Celular
Genero: Aventura, Arcade, Luta
Jogo de luta da serie Dragon Ball Z para Celulares, composto por 4 personagens: Goku,Vegeta, Gohan e Trunks. Os personagens e os cenarios parecem ter sido tirados dos jogos de Dragon Ball do Super Nintendo e Mega Drive.


Super Dragon Ball Z


trago hoje um otimo jogo para vc's, super dbz em chinês, mas muito facil de jogar, no menu a primeira opção vs, a segunda o modo historia e na terceira o modo trino, lembrando que é o melhor db que já joguei no celular, não é um mod tosco e sim um bom jogo, recomendo.


Galaxias



     Aqui você irá conhecer a Galáxia do Norte, regida por Dai Kaio Sama e seus 4 deuses assistentes (os Kaio Samas).
Lembrando que esta Galáxia se localiza no Setor Leste do Universo.

KaioShin Kai
Na parte externa e próxima ao centro da galáxia encontra-se a área sagrada onde somente são permitidos os deuses mais poderosos de tocar neste solo. Nesta área, encontram-se os KaioShins e o planeta onde vivem. O planeta dos KaioShins possui uma resistência fora do comum. Nem mesmo Dai Kaio Sama pisou nesse lugar sagrado, mas Goku, Gohan, Vegeta, Dende, Mr. Satan e Buu acabaram pondo os pés no planetinha.

Planeta de Dai Kaio Sama (DaiKaio's Planet)
No anime, acima do paraíso há um planeta para onde vão todos os lutadores mais fortes do mundo dos mortos. Naquele planeta vive o Kaio Sama mais poderoso da galáxia, o Dai Kaio Sama. Lutadores que morrem e que são autorizados em manter seus corpos, vêm aqui para treinarem com outros lutadores da galáxia.

Periodicamente, Dai Kaio Sama promove um "Torneio da galáxia" (ou Torneio do Outro Mundo) com todos os outros lutadores agraciados com o direito de permanecer com seus corpos e escolhidos pelos Kaios, competindo pelo campeonato. Aquele que for o vencedor do torneio, será treinado por Dai Kaio Sama.

Goku já participou de um torneio promovido por Dai Kaio Sama, na qual venceu. Porém Dai Kaio Sama anulou a condição de vitória de Goku pelo fato de, num dos momentos do combate, Goku e Paikuhan terem tocado nas bordas do Universo.

Planeta de Kaio Sama (Kaio's Planet)
Nas extremidades do Paraíso, encontram-se quatro planetas pequenos. Cada planeta encontra-se em um setor da galáxia. Em cada planeta vive um Kaio Sama que toma conta de uma seção da galáxia.

Goku quando morreu pela primeira vez, atravessou todo o Caminho da Serpente para encontrar-se com o Kaio Sama do Norte, em seu planeta. Este planeta possui uma gravidade 10 vezes maior do que a da Terra, o que ajudou muito durante o treinamento de Goku com o Sr. Kaio.

Para alcançar este planeta, é necessário percorrer um imenso percurso de 1 milhão de quilômetros no qual Goku levou quase 6 meses para terminá-lo na primeira vez. Este percurso é formado por uma estrada em formato de uma cobra gigante, conhecido como o Caminho da Serpente (Snakes Way). No meio desta estrada, localiza-se o Castelo da Princesa Serpente (Hebi Hime), uma deusa muito bela, mas mortal. Porém, a Princesa Serpente e os acontecimentos a respeito do castelo existe apenas no anime.

Purgatório (Check-in Station)
O Purgatório ou Cidade dos Mortos é a passagem para a outra vida. Ela está interligada a todos os setores do cosmos, exceto a área sagrada onde vivem os KaioShins. Todos que morrem, exceto os Kaios, vêm a esta entrada para ser julgado. Emma-Daioh, o Juiz dos mortos, julga cada espírito baseado em seus atos durante a vida. Após o julgamento, Emma-Daio decide se o espírito vai para o Céu ou Inferno.
Ao lado da Cidade dos Mortos existe o "aeroporto divino", que dá acesso ao Céu (Paraíso). O Inferno não passa de um lugar "normal", de vegetação quase nula, regiões arenosas e banhadas com sangue em certas partes (bem, não tão normal assim). Até parque de diversões e excursões, o inferno realiza.
Os guardiões do Inferno, responsáveis pela maioria das tarefas, são os Ogros Gozu e Mezu. No Inferno, também é cultivada uma árvore misteriosa, na qual seus frutos tem a capacidade de aumentar a energia e resistência de quem a comer. Não existem muitas saídas do Inferno e as que existem, apenas Gozu e Mezu conhecem. Lembrando que tanto os eventos que envolvem o Céu, "aeroporto divino" e Inferno só existem no anime. No mangá, só há citação do Paraíso e do Inferno.


Anime x Mangá
Apesar dessa estrutura ser definida no quarto Daizenshuu (World Guide), o mangá retrata bem menos elementos que os vistos no anime.
Todos os eventos que ocorrem no caminho da Serpente, no anime, são fillers (cenas que não ocorrem no mangá). Gregory, ajudante de Kaio no anime, é filler, apesar de ser um personagem criado pelo próprio Toriyama.
Todos os eventos que ocorrem no Planeta de Dai Kaio Sama, durante o Torneio do Outro Mundo, no anime, são fillers. No mangá, conhecemos o artwork e acontecimentos de apenas 2 Kaio Samas, o do Norte e o do Sul. Dai Kaio Sama não é mostrado, sendo apenas citado. Os demais (sendo 4 ao todo) são apenas citados, sem especificar suas regiões de domínio na Galáxia - Norte, Sul, Leste ou Oeste. No anime, os 4 Kaios aparecem, sendo o Kaio Sama do Oeste e a Kaio Sama do Leste exclusivos do anime.
Não é mencionado nenhum "aeroporto divino", no mangá. Assim como não há Planeta de Dai Kaio Sama (como dito antes, todos os eventos desta parte do anime são fillers).
Sabe-se que quando Goku morre pela segunda vez, aparentemente treina no Mundo dos Mortos (já na saga de Buu) com seu corpo, mas não se sabe onde. Tanto que é nesse lugar que Goku e Kaio do Norte encontram o Kaio do Sul. Esse evento ocorre no anime e no mangá, porém no anime é estranho, pois o Kaio Sama do Sul comenta sobre Goku como se desconhecesse seu potencial, já que pela ordem do anime, o mesmo havia enfrentado e vencido o poderoso Paikuhan em um torneio que deixou toda a platéia e todos os Kaios boquiabertos.

No mangá, apenas KaioShin do Sul e o Dai KaioShin aparecem fisicamente nas lembranças de KaioShin do Leste e os demais KaioShins mortos por Buu não aparecem, mas são citados (KaioShin do Oeste e do Norte). Seus artworks foram desenvolvidos exclusivamente para o anime.

O Inferno nunca foi retratado no mangá, mas sabe-se da sua existência. Também não aparece no mangá Goku caindo no Caminho da Serpente (o que o leva ao Inferno), tampouco se sabe da existência do tal Castelo da Princesa Serpente. O Céu também nunca foi retratado no mangá, considerando que não se sabe exatamente onde Goku aparece treinando na segunda vez em que morre.

As retratações do Mundo dos Mortos em Dragon Ball são as maiores fontes de fillers absurdos e contraditórios, no anime. O Mundo dos Mortos, incluindo Céu, Inferno e a Cidade de Hades mostram situações extremamente sem sentido, como vilões mortos com seus corpos, causando problemas no Inferno. Podemos citar as principais cenas:
- Qualquer cena onde vilões aparecem com seus corpos, quando tecnicamente é Enma Daio que concede tal direito (além de precisar de um ser divino que o reconstrói, quando o corpo foi completamente destruído - caso de Cell, Freeza, Babidi, dentre outros);
- As Forças Especiais Ginyu, já mortos mas com seus corpos, sendo derrotados por Tenshinhan, Chaoz e Kurilin durante o treinamento com Kaio Sama (questionável);
- As Forças Especiais Ginyu, ainda mortos e com seus corpos, causando problemas no Inferno, sendo derrotados e enjaulados;
- Cell e Freeza, já mortos mas com seus corpos, causando problemas no Inferno, sendo derrotados e enjaulados;
- Yamcha e Kurilin, após morrerem, enfrentando poderosos guerreiros no Outro Mundo, como Hércules e Paikuhan;
- Cell, Freeza, As Forças Especiais Ginyu, Babidi e outros assistindo a luta final contra Buu, no inferno;

Considerando Dragon Ball GT, ainda temos as cenas:
- Dr. Myuu e Gero, com seus corpos robóticos, construindo um outro Andróide 17 super poderoso com o material do Inferno!!! E de quebra abrindo um portal para a fuga de vários vilões da série. Todos com os seus corpos, enquanto várias vezes no anime almas eram representadas na forma clássica japonesa de nuvenzinhas falantes!
- A contradição ao tentar explicar o porquê de Freeza aparecer com seu corpo no Inferno correspondente a sua última forma e não com os componentes robóticos, enquanto Dr. Gero e Myuu aparecem na forma robótica saindo do Inferno;
- Dr. Gero morre, depois de morto! Assim como todos os vilões que fugiram do inferno. Porém, Cell e Freeza quando derrotados por Goku de uma maneira fatal, retornam avisando que, como estão mortos, são imortais!!!
- Goku não consegue escapar do Inferno, quando qualquer um poderia tirá-lo de lá (Uranai Baba, Emma Daio, KibitoShin, até o próprio Goku)!

A figura aqui mostrada, mesmo mostrando 4 pequenos planetas para os Kaios, apenas o planeta do Kaio Sama do Oeste é citado no anime, em uma aposta entre os Kaios do Norte e do Oeste. No mangá apenas se tem conhecimento do planeta do Kaio Sama do Norte.

Gozu, Mezu e basicamente qualquer ogro ou personagem que aparece no Mundo dos Mortos é fruto de fillers, no anime. No mangá, podemos dizer que apenas Emma-Daio é um personagem da série canônica e alguns ajudantes que exercem apenas efeito de figuração da cena, com exceção do Guia que leva Goku de carro até o Caminho da Serpente.

Também não há uma localização exata de nenhum dos pontos da Galáxia e do Outro Mundo, logo a representação na imagem não é absoluta.

Tipos de Fusão

Posseção
 O usuário entra no corpo da vítima e controla seu corpo. Ele combina seus poderes com o poder da vítima podendo mudar ou não a aparência física.
Baby se funde com os outros invadindo o corpo da vítima e a controlando.
 
Absorção

 
O usuário da absorção absorve a vítima para o seu corpo absorvendo o poder dela. A personalidade do usuário não é alterada e o absorvido fica sendo digerido até a morte, que pode levar dias. O usuário pode sofrer ou não mudanças físicas e continua dominando o corpo.
Cell se funde com as pessoas absorvidas e com os andróides os absorvendo com a cauda. Majin Buu se funde absorvendo a vítima com uma gosma e aprisionando em casulos no interior do corpo para drenar ou não,apenas caso o Buu queira drenar a energia da vítima.

No jogo Dragon Ball Z Budokai 2, existem as absorções de Buu com Tenshinhan, Yamcha, Vegeta, Cell e Freeza. Estas absorções nunca aconteceram no anime, somente no jogo Dragon Ball Z Budokai 2.

Natural
A energia vital de um passa a fazer parte do outro, que aumenta seu poder, inteligência e sabedoria. Na série, foi usada pelos Namekuseijins.

Kami Sama e Piccolo se fundiram na saga de Cell, voltando a ser um só, como antigamente. Originalmente, Piccolo é o lado mal que Kami Sama tirou de seu corpo.

Em Namekusei, Piccolo se funde com Nail.

Metamoru

 
Esse tipo de fusão consiste em ter duas pessoas envolvidas numa dança, que são imagens espelhadas de cada um, resultando em um novo guerreiro, que tem os poderes dois dois.Goku ensinou essa técnica para Goten e Trunks e disse que aprendeu essa técnica com alienígenas quando estava em treinamento no Outro Mundo. Quando executada com sucesso, o novo guerreiro é extremamente forte. Para se obter uma fusão extremamente forte, deve-se unir guerreiros também fortes, como no caso de Goku e Vegeta. Porém, existem requerimentos e condições:

1. Os dois guerreiros precisam ter tamanho, massa e força similares (entretanto, no quesito força, não é problema, uma vez que os guerreiros Z podem controlar sua força e aumentá-la ou diminuí-la quando necessário).
2. A dança precisa ser realizada corretamente para que a fusão ocorra com sucesso.
3. A fusão dura 30 minutos. Após esse tempo, os lutadores irão retornar para seus estados normais. Entretanto, é possível sair da fusão antes de acabarem os 30 minutos, como aconteceu com o Gogeta SSJ4, que tinha muita energia.
4. Depois de terminar a fusão, os dois lutadores precisam descansar por aproximadamente uma hora antes de poderem se fundir novamente.

A Fusão Metamoru é mais poderosa que a Potara, pois durante o tempo em que os seres estão fusionados, eles podem usar seu poder total, diferentemente da Potara, que por ser um novo ser fixo, é vulneravel a falta de energia como qualquer outro mortal.

Potara
 
Esta fusão ocorre com o uso dos brincos Potara. Estes brincos tem a capacidade de unir dois seres. A união é permanente.

Para realizar a fusão, basta que as duas pessoas coloquem os brincos. Uma pessoa coloca na orelha esquerda e a outra na orelha direita, para que a fusão ocorra. Os brincos são fabricados no planeta dos Kaioshins.

Na saga de Buu, Goku e Vegeta foram obrigados a usar esta fusão, formando Vegetto, um guerreiro com poderes inigualavelmente fortes, que poderia vencer Boo facilmente, mas se deixa absorver para salvar Gohan, Goten, Trunks, Piccolo e Fat Boo, que haviam sido absorvidos.

Curiosamente, ao entrar no corpo de Buu, a fusão se desfaz, e Goku e Vegeta voltam ao normal. Pensa-se que isto ocorreu devido à natureza mística do corpo de Majin Buu.


Read more: http://dbproject-pt.blogspot.com/2011/06/tipos-de-fusao.html#ixzz1kJyuVPkj

Os Kaios e os KaioShins


Dai KaioShin (ou Master KaioShin) é dentro do universo de Dragon Ball o Deus supremo de maior importância, líder de todas as coisas vivas incluindo todos os outros Deuses, não importando qual seja o setor do universo. Abaixo de sua hierarquia têm-se os 4 KaioShins, onde cada KaioShin corresponde a um setor do universo, sendo eles: Norte, Sul, Leste e Oeste. Apesar do Ro-KaioShin (ou KaioShin velho) ser na verdade um ancestral de 15 gerações atrás do atual KaioShin do Leste além de ter sido aprisionado por um vilão na lendária Espada Z durante todas essas gerações (ou seja, não participando de inúmeros acontecimentos do Universo), aparentemente ele possui um grau hierárquico (seja por critérios de respeito ou idade) maior que o próprio KaioShin do Leste (mesmo estando no mesmo patamar hierárquico), após ser libertado. Mas isso não o torna um Dai KaioShin.

Para uma melhor compreensão, a palavra “Kaio” é uma conjunção das palavras “Kai” (“mundo”) e “O” (“Rei”). “Shin” tem o mesmo sentido que “Kami” (“Deus”), logo “KaioShin” seria o “Deus dos Kaios” ou “Deus dos Reis do Mundo”. E “Dai” tem o mesmo significado de “grande”, logo “Dai KaioShin” seria o “Grande Deus dos Reis do Mundo”.

Segundo o guia “Super Exciting Guide: Character Volume”, lançado em 2009, Toriyama explica como surgiram os Kaios e KaioShins e a expectativa de vida deles, que é de “apenas” 75.000 anos. Em contrapartida há eventos na cronologia descritos no Daizenshuu 7 (ou Daijiten, em 1996), onde o KaioShin do Leste possui em tese mais do que cinco milhões de anos de existência. E para piorar, todas as passagens de tempo citadas no mangá durante os eventos em que aparecem ou citam os KaioShins são descritas como “há muito tempo atrás”. Entretanto deve-se considerar que os Daizenshuus abordam tanto os acontecimentos relevantes citados no mangá como também no anime, podendo gerar contradições. Ou então Toriyama, que muitas vezes assume esquecer tal parte ou personagem da sua obra, tenha se enganado.

Curiosamente, Ro-KaioShin diz no mangá que tinha “apenas” mais uns 1000 anos de vida, antes de trocar sua vida pela de Goku.

inda sobre o guia “Character Volume”, Toriyama explica que os Kaios e KaioShins vivem no Planeta Kaishinsei (ou Kaishin), um gigantesco planeta onde existe uma monstruosa árvore (ou árvores, não é claro devido a ausência de gênero e número no silabário japonês) chamada Kaiju, de onde nascem os Shin-jis (芯人), que incluem os Kaios e os KaioShins. Na verdade, Kaiju tem significado de monstruoso. Os Kaios nascem de frutos normais e os KaioShins nascem de frutos especiais dourados raríssimos. Nesse planeta vivem 80 indivíduos e os Shin-jis frequentam uma escola em um castelo para aprender suas funções.

Se um Kaio morrer em seu posto outro é escolhido para substituí-lo, em um sorteio. Porém o Kaio Sama do Norte, mesmo depois de morto (na explosão de Cell), mantinha aparentemente suas funções hierárquicas, mas isso acentuava-se mais no anime que no mangá (no mangá, Kaio do Norte apenas ajuda na comunicação entre os humanos e Vegeta, nos momentos finais da saga de Buu). Porém, Ro-KaioShin mesmo após ter trocado sua vida pela de Goku, ainda se metia nos acontecimentos do Universo (tanto no anime quanto no mangá), sendo contra o uso das Esferas do Dragão de Namek na reta final da saga de Buu, por exemplo. Isso, sem contar suas inúmeras interferências em Dragon Ball GT.

O planeta Kaishinsei não é o Kaioshinkai, o Planeta Sagrado dos KaioShins. Até porque o planeta está completamente inabitado durante a batalha final entre Goku, Vegeta e Kid Buu. E no próprio mangá há uma referência sobre o Kaioshinkai como um lugar onde nem Dai Kaio-Sama pôs os pés.

Toriyama descreve o Kaishinsei como uma área fora da esfera que representa o Universo de Dragon Ball. Porém, o Kaioshinkai é representado nos Daizenshuus da mesma forma que o Kaishinsei.

Dentre os 4 KaioShins, o de maior destaque é o KaioShin do setor Leste. Ele é o Deus responsável por 4 galáxias no setor Leste. Abaixo de sua autoridade está Dai Kaio-Sama (ou Master Kaio), que rege a galáxia do Norte e todos os Deuses abaixo dele. Em cada setor da galáxia existem 4 Kaio-Samas (Norte, Sul, Leste e Oeste) que protegem suas respectivas galáxias. Por último, cada planeta que possui vida superior tecnicamente tem uma espécie de Deus que o protege. Kami Sama é o Deus da Terra em Dragon Ball. Apesar de serem denominados Deuses, os mesmos vivem uma vida semelhante aos outros seres que habitam o planeta no qual eles devem proteger.

O papel do Deus da Terra é basicamente a de ser um guardião do planeta e, ao contrário dos demais Deuses de Dragon Ball, não há uma linhagem específica de raça para assim se tornar o guardião protetor da Terra. Isso é provado quando Kami Sama  (Piccolo) tenta convencer Goku a assumir seu cargo. E o próprio Kami Sama é um alienígena oriundo do Planeta Namek.

No mangá, apenas temos conhecimento da existência do Kaio-Sama do Sul e do Kaio-Sama do Norte, tanto em citações como fisicamente em eventos. Na saga de Buu, apesar de Dai Kaio-Sama aparecer fisicamente apenas no anime, Kibitto cita no mangá (e também no anime) que nem mesmo o Dai Kaio-Sama adentrou o KaioShinkai, após o KaioShin do Leste ter a idéia de levar Gohan até o Planeta Sagrado para dominar a lendária Espada Z. E antes disso, Piccolo Jr. pergunta para o KaioShin do Leste, durante o Torneio de Artes Marciais, se ele é o Dai Kaio-Sama e após a revelação comenta para si mesmo que sabia apenas que existe um Dai Kaio-Sama que comanda os outros 4 Kaio-Samas (sem citar suas regiões de domínio na Galáxia – Norte, Sul, Leste ou Oeste).

No anime, temos acontecimentos que envolvem todos os 4 Kaio-Samas e o Dai Kaio-Sama. Logo, conhece-se apenas 3 membros da hierarquia dos Kaio-Samas no mangá (Kaio-Sama do Norte, do Sul e Dai Kaio-Sama), mas existe a citação no mangá dos outros 2 membros existentes na hierarquia do anime, feito por Piccolo Jr.. Lembrando que por mais que seja óbvio eles pertencerem aos domínios Leste e Oeste, os 2 Kaio-Samas restantes não são descritos no mangá quanto a sua região de domínio. Já no anime, eles são o Kaio-Sama do Leste e o Kaio-Sama do Oeste.

Tanto o Dai KaioShin como os outros 4 KaioShins são citados no mangá, aparecendo fisicamente apenas o KaioShin do Leste (durante a saga de Buu). Dai KaioShin e o KaioShin do Sul também aparecem fisicamente, mas apenas nas memórias do KaioShin do Leste. Ou seja, o character design dos KaioShins do Oeste e do Sul são exclusivos do anime (que também mostra os outros KaioShins e o Dai KaioShin), mas por serem todos citados no mangá, inclusive por região de domínio correspondente, a hierarquia dos KaioShins é igual tanto no anime quanto no mangá.

Enma Daioh, Céu e Inferno
Além dos Kaios e KaioShins destacam-se também outros seres que possuem sua importância no mundo espiritual. Citemos o Sr. Emma-Daioh, que é o juiz na cidade de dos Mortos (ou Purgatório), localizado no Outro Mundo; seus assistentes, como os Guardiões do Portão; e os Trabalhadores do Inferno. Os Guardiões do Portão do Inferno são mostrados apenas no anime, assim como todos os acontecimentos que envolvam o Inferno e os seres que nele habitam ou trabalham. Mas outros ajudantes aparecem no mangá, como o guia que levou o Goku de carro até o início do Caminho da Serpente.

Qualquer um que morrer é julgado por Emma-Daioh, que decidirá para onde encaminhar o morto. Pessoas que fazem boas ações em suas vidas conseguem privilégios e mantém seus corpos junto a sua alma, mesmo estando mortos. No Purgatório, Enma Daioh demonstra ocupar o mais alto posto do local, já que ele que decide o que fazer no lugar.

De acordo com Kami Sama (Piccolo), o Kaio do Norte é muito mais forte que Enma-Daioh, além dele ocupar uma posição hierárquica respeitada até pelo próprio Enma-Daioh. Talvez pela posição hierárquica, Deuses como os Kaio Samas e Kaioshins não são obrigados a comparecerem no Purgatório para serem julgados por Enma-Daioh. Temos como exemplo Ro-KaioShin, que dá a sua vida para reviver Goku e que, no mesmo instante, aparece se levantando com seu corpo físico intacto, só que com uma auréola na cabeça e sem passar pelo Purgatório e sem ser julgado por Enma-Daioh.

O mesmo tratamento não ocorre com Kami Sama (Piccolo), que é tratado por Enma-Daioh como um guardião qualquer e, inclusive, o próprio Kami Sama o teme.

Lembrando que o Makai e o Inferno (Hell) em Dragon Ball são retratados como duas coisas diferentes. A cultura ocidental tende a generalizar os dois lugares. Lembrando também que o Inferno é apenas citado no mangá, mas nunca mostrado.

Dabura, Demônio, Rei do Makai ou Makaioshin?
Paralelamente à hierarquia dos Deuses do Universo, no Mundo dos Demônios (ou Makai) existe também o posto de Rei do Mundo dos Demônios, onde Dabura assume o título. No “Character Volume” explica que todo Shin-jin que nasce mau e sem bondade acaba indo para o Makai. Logo, Dabura poderia ser um Shin-jin que nasceu sem a bondade no coração, tornando-se um Makaio (Rei do Mundo dos Demônios). Porém o “Character Volume” cita a existência do MakaioShin (ou dos MakaioShins, devido a ausência de gênero e número no silabário japonês – 魔界王神), como sendo o Deus supremo (ou um dos Deuses supremos) dos Reis do Mundo dos Demônios (Makaios). A grande incógnita é saber se Dabura é de fato o (ou um) MakaioShin ou apenas um Shin-jin mau que foi para o Makai, tornando-se um dos Reis (ou o único Rei) dos Demônios. Ou se não é nada disso.

Cabe ressaltar que Dabura é Rei do ANKOKU MAKAI (暗黒魔界の王), segundo os diálogos do KaioShin do Leste no mangá. Não existem dados no anime ou no mangá que definem se o ANKOKU MAKAI é um território qualquer do Makai ou se é o Makai em si. O que se sabe é que Dabura, segundo o próprio KaioShin do Leste, é o número 1 no Mundo dos Demônios. Dabura seria o Rei do Mundo dos Demônios das Trevas, conforme a tradução de ANKOKU MAKAI (暗黒魔界).

No mangá, Kurilin, impressionado com a revelação do KaioShin do Leste a respeito de Dabura, indaga: “Re… rei do Mundo dos Demônios? Que raio de mundo é esse?”. Nesse momento, Kurilin trata Dabura como o Rei do Mundo dos Demônios (魔界の王), entretanto é uma afirmação de Kurilin, que lá conhecia a origem de Dabura. Por isso é complicado definir se Rei do ANKOKU MAKAI e Rei do Mundo dos Demônios (ou Makaio) é a  mesma coisa ou não. O que se sabe é que Dabura é tido como Rei do ANKOKU MAKAI e que no Mundo dos Demônios ele é o número 1, tratado como o mais poderoso (em termos de força) neste lugar.

É descrito também no “Character Volume” que um MakaioShin é menos poderoso que um KaioShin. Entretanto, Dabura possui muito mais força que Kibitto (aparentemente também um Shin-jin) e o próprio KaioShin do Leste. Ou pelo menos aparenta ter já que, mesmo que o poder total e real do KaioShin do Leste nunca tenha sido demonstrado, o mesmo teme e evita uma luta direta com Dabura passando-a para Gohan. Lembrando que nessa etapa da história, Gohan é muito mais forte que o KaioShin do Leste e um pouco mais fraco que Dabura.

Podemos concluir que ou o poder de Dabura elevou-se absurdamente até mesmo para um Shin-Jin mau, com a manipulação mágica de Babidi (o efeito Majin) ou então Dabura é de fato um MakaioShin com aumento significativo do efeito Majin (considerando a fala de KaioShin do Leste no mangá, que diz que no Mundo dos Demônios, Dabura é o número 1). Ou na pior das hipóteses, o KaioShin do Leste é muito fraco (o que também é uma incógnita, já que em momento algum ele usou seu poder máximo). Porém, isso é pura interpretação pessoal, já que Toriyama deixou em aberto estes questionamentos.

Há que considerar também que apesar de todo Shin-jin mau ir para o Makai, não é explícito que o Makai seja constituído apenas de Shin-jins maus. Logo, o próprio Dabura pode também não ser um Shin-jin, mas apenas um outro ser que assim como os Shin-jins maus, também habita o Makai, conquistando por lá uma posição hierárquica entre os demais demônios.

Cabe lembrar também que não há argumentos suficientes que comprovem que a ida de um Shin-jin mau para o Makai o torne obrigatoriamente um Makaio (Rei do Mundo dos Demônios) ou um MakaioShin.

Com isso, a única conclusão é que Dabura é o Rei de alguma coisa no Makai. Não se sabe se de todo o Makai ou de parte dele. E, sendo o número 1 do Mundo dos Demônios, difícil de não acreditar que ele possa ser um (ou o) MakaioShin. Só que isso não é o suficiente para provar que Dabura seja um Shin-jin mal, já que Toriyama não explica no “Character Volume” que posições esses Shin-jis malvados assumem no Makai.

Força dos Deuses e Seres espirituais
A força de um Kaio ou KaioShin é baseada em poucos fatos e mais em palavras. Segundo o KaioShin do Leste, todos os cinco KaioShins (incluindo o Dai KaioShin e ele) tinham poder de derrotar inimigos como o Freeza com apenas um golpe. Piccolo Jr., durante o Torneio de Artes Marciais, desiste da luta contra KaioShin do Leste alegando que o nível das forças era incomparável, sem saber de fato que seu adversário era um KaioShin (porém desconfiava que fosse Dai Kaio-Sama).

KaioShin do Leste se reconhece como o mais fraco de todos os outros KaioShins que existiram. O KaioShin do Sul, absorvido por Kid Buu, é descrito como o mais forte e o mais valente dos KaioShins, mas no mangá não é possível analisar o quanto sua força se tornou um empecilho para o Kid Buu. Bem diferente do anime, que mostra um KaioShin do Sul com uma força equiparável ao de Kid Buu.

KaioShin do Leste prefere uma luta direta com Babidi a enfrentar Dabura, deixando este fardo para Gohan. Babidi é posteriormente vencido por Piccolo Jr. com um único e medíocre golpe (sobrevivendo por sorte). Piccolo Jr. é mais fraco que Gohan, além de ter sido transformado em estátua facilmente por Dabura. Gohan é mais poderoso que KaioShin do Leste (segundo este), mas Gohan não consegue dar conta de Dabura, cansando-se rápido. Por comparações de força, o nível de Dabura é descrito, tanto no anime quanto no mangá, como similar ao de Cell, sem gerar grandes surpresas a Vegeta e Goku.

O Ro-KaioShin libertado da Espada Z deixa claro a Goku, Gohan, Kibitto e KaioShin do Leste que seu grande poder (o mesmo poder que o ser malvado que o aprisionou temia) refere-se ao poder mental e não físico, após receber um Ki Blast de Goku na cara.

Kaio-Sama do Norte declara a Goku que a força de Vegeta e Nappa (que se dirigiam ao planeta Terra) era sobrenatural e o poder dos dois chegava a ser maior que o dele próprio. Sem contar que Kaio-Sama temia Freeza desesperadamente.

Kami Sama (Piccolo) foi Deus da Terra e criador das Esferas do Dragão da Terra, antes de fundir-se a Piccolo Jr.. Seu poder foi superado por Yajirobe, Kurilin, Tenshinhan, Chaoz e Yamcha, como ele mesmo declara, durante o treinamento de preparação a vinda de Nappa e Vegeta ao Planeta Terra. Sem contar que Kami Sama também foi superado por Goku e Piccolo Jr., antes mesmo da chegada de Raditz à Terra.

Dende é o atual Deus da Terra (Kami Sama) em Dragon Ball e, por não pertencer a raça guerreira dos Nameks, também não possui qualquer destaque em termos de força. Apenas criou sua versão das Esferas do Dragão da Terra.

Enma-Daioh, apesar de ser “apenas” o Juíz dos Mortos, fez até Kami Sama (Piccolo) tremer frente a sua magnitude. Além disso, Enma-Daioh foi capaz de julgar todos os grandes vilões e decidir o que fazer com eles (na verdade, Enma-Daioh julga a todos). No mangá, Raditz causou apenas uma pequena confusão no Mundo dos Mortos, sendo prontamente contido por Enma-Daioh. Ainda no mangá, Enma-Daioh julgou Dabura, o Rei dos Demônios, mandando-o para o Céu. E foi Enma-Daioh que preservou a alma de Vegeta, dando-lhe um corpo, durante os momentos críticos da luta entre Buu e Gohan. Fora que Enma-Daioh também guardou a alma de Kid Buu para ressuscitar novamente em uma boa pessoa, a pedido de Goku.

Mesmo sendo o Juiz dos Mortos e coordenando as regras desse mundo, de alguma forma Enma-Daioh também se preocupa com o Universo e a ameaça que Buu representa para o mesmo. Por isso, há momentos que vemos o Juíz dos Mortos interferindo nos acontecimentos do Universo, tanto ao preservar a alma de Vegeta para seguir ao campo de batalha contra Buu, quanto ao ceder sua energia para formar a Genki-Dama que derrotou Kid Buu. E torcendo, junto com seus ajudantes (que também cederam energia), para que a derrocada de Buu acontecesse.

Habilidade dos Deuses e Seres espirituais
Tanto Kami Sama (Piccolo) como Enma-Daioh podem reconstruir corpos. Kami Sama, quando reconstruiu o corpo de Chaoz após explodir-se contra Nappa; Enma-Daioh, quando reconstruiu o corpo de Vegeta que havia virado cinzas contra Buu gordo.

Kibitto pode teleportar-se ou teleportar uma ou várias pessoas para qualquer lugar do Universo, além de curar pessoas e materializar objetos.

KaioShin do Leste pode conter movimentos de um ser e materializar objetos, além de ler pensamentos. Dende pode curar pessoas. Ro-KaioShin pode potencializar o poder oculto de qualquer lutador para muito além dos seus próprios limites, além de possuir um olho divino que enxerga “além das paredes”, segundo o próprio quando Goku lhe ofereceu revistas pornôs em troca de sua ajuda contra Buu!

Kaio-Sama do Norte pode materializar objetos e através de suas antenas se comunicar (ou quem por a mão em suas costas também pode) telepaticamente com qualquer um em todo o Universo. Lembrando que estas técnicas não são necessariamente natas a um ser divino, sendo apenas técnicas particulares.

Em Dragon Ball GT, Ro-KaioShin e o KibittoShin (KaioShin e Kibitto unidos pela fusão Potara) podem se comunicar com os habitantes de outros planetas. Kami Sama (Piccolo) em Dragon Ball Z também se comunicava telepaticamente, como fez com o Kaio do Norte após ser ressuscitado. Entretanto esse tipo de habilidade é comum entre outros personagens.

Em Dragon Ball GT, KibittoShin realiza o teleporte da mesma maneira como faz Goku com seu Shunkanido, colocando dois dedos na testa e pensando antes. Bem estranho, já que em Dragon Ball Z era feito naturalmente e instantaneamente.

A Terra como único planeta teísta?
Kami Sama (Piccolo) e Dende são originários do Planeta Namek. São também criadores das Esferas do Dragão. Não se tem conhecimento dos demais Deuses abaixo dos Kaio-Samas, que não os da Terra. O Grande Patriarca do Planeta Namek não é Deus, mas sim o criador e líder de todos os habitantes do planeta. Com a sua morte, o Namek Muuri passa a ser o líder do seu povo, inclusive criando as novas Esferas do Dragão do Novo Planeta Namek.

Na Terra, existem outros seres com cargos divinos, como o gato Karin e o Sr. Popo, ajudante de Kami Sama. Todos presentes no anime e no mangá.

No filme 1 de Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!!い!! / Doragon Bōru Zetto Ora no Gohan o Kaese!!) é mostrado um pouco sobre a escolha para ocupar o cargo de Deus na Terra, onde Piccolo (Kami Sama) e Garlic eram pupilos de um outro Kami Sama (anterior ao 1º que conhecemos, o próprio Piccolo). No anime de Dragon Ball Z,  há a representação e acontecimentos envolvendo os antigos deuses da Terra ou seja os antecessores a Kami Sama (Piccolo), como protetores do local sagrado onde localiza-se o buraco das sete correntes, dentro do próprio Templo de Kami Sama. Os antigos Kami Samas da Terra aparecem punindo o atual Kami Sama (Piccolo).

Esses eventos envolvendo os antigos Kami Samas da Terra não ocorrem no mangá. Mas no mangá, sabe-se que existiram outros Kami Samas anteriores a Piccolo (Kami Sama), quando Goku comenta que Sr. Popo vive no Palácio de Kami Sama (Piccolo) muito antes do Kami Sama anterior do anterior do anterior. Isso ocorre quando Goku, Kurilin e os outros estão no hospital se recuperando da luta contra Vegeta e na aparição de Sr. Popo no hospital para falar sobre a nave que poderia levá-los ao planeta Namek.

Logo, no mangá, o único planeta mostrado dependente de um Deus (Kami Sama) é a própria Terra, não havendo nenhuma outra citação de seres com cargos divinos nos poucos planetas mostrados ou citados no mangá.

No anime, entretanto, há a citação de um Deus (Kami Sama) presente no Planeta Vegeta. Tal citação ocorre como filler, no episódio 20 de Dragon Ball Z, onde Kaio-Sama do Norte conta a Goku sobre os guerreiros Saiyajins. Neste episódio, Kaio-Sama fala sobre as barbáries cometidas pelos Saiyajins, um povo guerreiro que conquistava outros planetas em troca de dinheiro e tecnologia. Tais ações desastrosas fizeram com que o Deus do Planeta Vegeta atraísse com seu poder meteoros gigantescos para que se chocassem com o Planeta Vegeta, o explondindo. Nesse momento, aparece uma espécie de flashback, mostrando o tal Deus atraindo os meteoros, acabando assim com o Planeta Vegeta.

Esta cena não existe no mangá e é completamente incoerente, visto que o que ocasionou a explosão do Planeta Vegeta foi um ataque devastador realizado por Freeza e não a fúria de um Deus próprio do Planeta Vegeta. Quando esse filler foi criado, a elaboração da saga de Freeza ainda não havia sido idealizada por Akira Toriyama, portanto o estúdio de animação nesse episódio quis dar uma explicação razoável para o ocorrido com o Planeta Vegeta e seus habitantes, os Saiyajins. Uma falha tenebrosa, pois gerou uma grande inconsistência no enredo. A não ser que levemos essa passagem como uma grande mentira de Kaio-Sama do Norte, que, mais pela frente na série implora para que Goku não se envolva com Freeza, devido ao seu enorme poder.